Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ENTREVISTA AO SELECIONADOR DISTRITAL DE FUTSAL FEMININO DA AF. COIMBRA


Professor Arlindo Matos

Nome: Arlindo Matos

Data de Nascimento: 20/10/1969

Função: Coordenador da Academia de Futsal de Condeixa e Selecionador/Treinador das Seleções Distritais de Futsal da AF Coimbra 

Clube Atual: Academia de Futsal de Condeixa 

Clubes AnterioresClube de Condeixa (Distrital), Campizes (Distrital), CFU Coimbra (Fut.11 Feminino), CSSJoão (Distrital e 3º Nacional), Santa Susana e Pobral (1º Nacional), ACC-OAF (3º e 2º Nacional), UDRCernache (Distrital) e Prodeco (3º Nacional)





A Colaboradora Ariana Ferreira, em representação do Projeto "ARCA - Futsal Feminino em Coimbra" teve a honra de poder entrevistar o Professor Arlindo Matos, Selecionador Distrital de Futsal Feminino da AF. Coimbra.

Fiquemos agora com algumas das suas palavras:


AF - Como foi a sua experiencia enquanto Selecionador da Seleção Distrital Feminina sendo esta a sua estreia nesta vertente competitiva?

AM - Embora tenha sido curta, pelo pouco tempo que tivemos para nos preparar, não deixou de ser gratificante pelo empenho e entrega demonstrados por todas as jogadoras que passaram pelos treinos da seleção e, sendo uma “estreia”, penso que há muito trabalho pela frente, desde que haja condições porque, matéria-prima existe sem dúvida.
  

AF - Sabendo que esta foi a sua estreia na competição feminina como descreve a prestação da sua equipa visto que este ano também se estrearam algumas atletas neste nível de competição e quais foram os critérios usados para a seleção das atletas?

AM - Depois da derrota com o Porto, as jogadoras souberam aproveitar a oportunidade de estarem presentes nesse torneio e de limpar a imagem do dia anterior, aplicando os princípios de jogo (os poucos que conseguimos trabalhar nos quatro treinos que tivemos), traduzindo-se na maior goleada dos dois torneios (norte e sul). Mas, mais que o resultado, as jogadoras foram competentes nos processos de jogo, vindo ao de cima as suas qualidades físico-técnico-tácticas e, sobretudo, cognitivas e emocionais.
Dos vários critérios usados, aquele que quero destacar é o critério atitudinal, isto é, só pode estar na seleção quem tiver espírito de seleção, tem que se “sentir” e valorizar o facto de ser chamada aos trabalhos da seleção, independentemente de chegar ao lote das doze que vão ao torneio, porque as que vão ficam referenciadas e, se calhar aperfeiçoam o seu futsal.

Seleção Distrital de Futsal Feminino AF. Coimbra

AF - Com a conclusão da fase de grupo do Torneio Interassociações, ficando a Seleção Distrital de Coimbra no 2º lugar não conseguindo assim seguir em frente na competição que Balanço faz do Torneio?

AM - Sinceramente, o balanço ficou um pouco aquém das expectativas, não só pela derrota no primeiro jogo contra uma das melhores seleções do país mas, sobretudo pelo desempenho que apresentamos, principalmente na segunda parte do encontro contra o Porto, aproximando-nos do nosso real valor, contrastando com uma primeira parte onde cometemos demasiados erros que se pagam caros a esse nível.


AF - Apos ter tido a oportunidade de estar ao comando de uma seleção distrital de futsal feminino tem algum projeto ou ideia futura para a seleção ou até mesmo para um outro desafio?

AM - Ideias, tenho algumas. Em primeiro lugar penso que devemos estar satisfeitos com o regresso das seleções distritais, cabendo agora às instituições competentes, estudar e implementar as dinâmicas que acharem por bem desenvolver em prol do desenvolvimento da modalidade e, do futsal feminino em particular, com a FPF a assumir o seu papel.
Pessoalmente, estarei sempre, como tenho estado nestes últimos quinze anos, disponível para ajudar no desenvolvimento do nosso futsal.

AF - Quer deixar algumas palavras aos amantes da modalidade e aqueles que a acompanham?

AM - Como todas as paixões na vida, com altos e baixos, se o futsal for verdadeiramente paixão, todos os sacrifícios valem a pena para viver aquele pequeno momento de glória que nos faz feliz.
Quero também agradecer ao projeto "ARCA Futsal Feminino em Coimbra" pelo excelente trabalho de divulgação que tem levado a cabo e a oportunidade que me deram ao realizar esta entrevista de forma a dar o meu contributo em prol do desenvolvimento da Modalidade na vertente feminina.

Em nome do ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA quero agradecer a disponibilidade prestada pelo Professor Arlindo para a realização desta entrevista desejando votos de continuação de sucessos na sua carreira desportiva.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta entrevista está muito boa, mas agora podiam entrevistar os treinadores e as jogadoras

Anónimo disse...

Pois eu não gostei, porque em vez de entrevistarem pessoas que já fizeram algo pelo futsal feminino em coimbra, estão a entrevistar quem nem sequer ainda deu provas no masculino, quanto mais no feminino. Gostei sim da ideia de fazerem entrevistas aos treinadores e das jogadoras, mas por favor vejam quem entrevistam.

Saudações desportivas

Ariana disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.