Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quarta-feira, 26 de março de 2014

Entrevista ao treinador Cláudio Leitão (SC Ribeirense)






ADN

Nome: Cláudio dos Santos Martins Leitão

Grau: Licenciado em Educação Física / Curso de Treinadores de Futsal Nível 1

Clubes: Associação Desportiva Serpinense / Sporting Clube Ribeirense

Palmarés: Juvenis ADS8º), Iniados ADS(9º), Juniores ADS(9º e 6º) e Sporting Clube Ribeirense (7º)

ARCA: Como surgiu o gosto pelo Futsal e que percurso já realizou na modalidade até aos dias de hoje?
Cláudio Leitão: O gosto pelo Futsal surgiu quando entrei na equipa sénior da Associação Desportiva Serpinense, onde estive numa primeira fase como jogador e numa segunda fase como jogador e treinador nas camadas jovens.
Entrei para o futsal muito tarde, com 30 anos, sem nunca ter tido contato direto competitivo mas identifiquei-me logo com as suas caraterísticas de intensidade, de responsabilidade tática diferentes do futebol de 11, que já tinha praticado anteriormente.
O meu gosto pela modalidade aumentou ainda mais quando comecei a minha carreira de treinador, tendo a oportunidade de poder ensinar, formar física, técnica, tática e psicologicamente jogadores jovens. Nada é mais gratificante do que ver os jogadores a evoluir, a ganhar novas competências rumo à formação o mais completa possível. No entanto a formação é um pouco ingrata porque muitas vezes formamos os jogadores e eles seguem novos caminhos, seja pelo fato de irem jogar noutros clubes com “outro” nome, que eu não concordo de todo, visto que esses Clubes “pseudo-grandes” também já foram pequenos e tiveram o seu crescimento, seja pelo fato de entrarem na equipa sénior da Associação Desportiva Serpinense, motivo último que me deixa bastante orgulhoso.
Após esta experiencia como treinador de jovens jogadores, ingressei no Futsal sénior Feminino, onde apesar de se apelidar de Futsal Sénior, na maioria das equipas existem muitas jogadoras com idades de Juniores levantando a questão “Temos ou não um verdadeiro campeonato de Futsal Sénior Feminino”?
       
ARCA: Como surgiu a oportunidade de entrar no universo do Futsal Feminino?
Cláudio Leitão: Simplesmente pelo fato de ter enviado um currículo para um anúncio que pedia um treinador de Futsal Feminino, não sabendo por um lado, quem era a equipa e por outro não conhecendo muito bem o campeonato Sénior Feminino.
Fui escolhido de entre várias hipóteses e entrei no projeto, que abracei de corpo e alma.
A minha motivação era somente treinar uma equipa, com o intuito de a fazer crescer, independentemente do seu nível.

SC Ribeirense 2013/2014


ARCA: Qual a sua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC, o que mudaria?
Cláudio Leitão: No seguimento da pergunta atrás efetuada, “Temos ou não um verdadeiro campeonato de Futsal Sénior Feminino”? a minha resposta é não, porque existem muitas jogadoras juniores ou perto dessas idades a jogar no nosso campeonato e poucas jogadoras com mais idade, consequentemente com mais experiencia e mais qualidade. As jogadoras jovens têm qualidade em bruto que precisa de ser laminada, esculpida para que originem verdadeiras “pedras preciosas” do Futsal. É possível, eu acredito mas o caminho é longo e tem pré-requisitos! Só teremos um verdadeiro Campeonato Sénior quando tivermos jogadoras com mais experiencia, jogadoras com mais formação com a implementação de um campeonato Júnior, Futsal no desporto escolar para cativar mais jogadoras jovens, mais Equipas, mais treinadores, mais treinos por semana (mais do que 2 treinos por semana), mais dirigentes, mais patrocinadores interessados no desenvolvimento do Futsal Feminino do nosso Distrito.
Se o assim fizermos tenho a certeza que iríamos ser uma referência Nacional para o Futsal Feminino!
Números para refletir…
Campeonatos
Associação de Futebol de Coimbra
Associação de Futebol do Porto
1ª Divisão Seniores Futsal Feminino

13

10
2ª Divisão Seniores Futsal Feminino

0

12
Juniores Futsal Feminino
0
10

ARCA: O que tem a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Cláudio Leitão: Quer o Torneio Inter-Associações, quer o 1º Campeonato Nacional são um grande passo para o desenvolvimento do Futsal Feminino. Vem claramente aumentar o nível por um lado, e por outro dar uma maior visibilidade, sendo obviamente um argumento muito forte para patrocinadores interessados numa exposição nacional em detrimento de uma distrital. É sem dúvida alguma muito mais aliciante para eles e consequentemente para o Futsal Feminino.

ARCA: Como vê o Futsal Feminino em Portugal?
Cláudio Leitão: Vejo o Futsal Feminino a evoluir a passos “largos”, com a implementação do Torneio Inter-Associações e do 1º Campeonato Nacional, por aqueles que já lá estão mas também por aqueles que lá querem chegar um dia!
O Campeonato Nacional vai ser inequivocamente uma alavanca para o desenvolvimento de todas as partes existentes no Futsal Feminino, sejam Clubes, Dirigentes, Treinadores, Jogadoras,…
O nível de exigência aumentou derivado ao aumento exponencial da competitividade entre as Equipas.

ARCA: Por fim gostaria de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Cláudio Leitão: Gostaria que todos intervenientes do nosso amado desporto, Associação de Futebol de Coimbra, Clubes, Dirigentes, Treinadores, Jogadoras, Arbitragem, Fisioterapeutas, Adeptos…, contribuíssem de alguma forma, para que o Futsal Feminino evoluísse no nosso Distrito para patamares Nacionais e que não tenhamos medo de deixar de ser as “Rainhas” da aldeia de Coimbra e ambicionarmos sermos as “Rainhas” do nosso País. Sonhador… talvez… caminho longo… talvez… mas o sonho comanda a vida!

Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra


Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

Sem comentários: