Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Carta aberta de uma jogadora para atletas, equipas técnicas, AF Coimbra , árbitros

Carta aberta de uma jogadora para atletas, equipas técnicas, AF Coimbra e, acima de tudo, árbitros do nosso campeonato

"No dia 24 de Janeiro a minha equipa saiu derrotada desta jornada, não pelo resultado (que foi MAIS QUE JUSTO) mas pela falta de respeito demonstrada por aquela que foi a equipa de arbitragem nomeada pela AFC… o motivo, esse é simples: um piso completamete molhado onde em cada lance (fossemos nós acompanhadas ou não) as atletas escorregavam e caiam… se foi só uma? Não, foram várias atletas ao longo dos 40 minutos. Se fui só eu ou as minhas colegas de equipa? Também não, fomos nós e foram as jogadoras da equipa adversária.

Agora pergunto eu, onde está o respeito pela modalidade, por nós atletas que acima de tudo queremos ganhar, dar tudo o que temos e não temos para ajudar a equipa e a modalidade a crescer e pela NOSSA INTEGRIDADE FISICA?

Desde o 1º ao último minuto nós atletas e equipa técnica da equipa visitante informámos os árbitros, delicadamente, que não haviam condições para jogar num piso assim, resposta: “Há condições para jogar!”. Sim… muitas condições com as jogadoras sempre no chão.
Agora pergunto às atletas, como se sentem a jogar num local sem condições, onde estão constantemente a escorregar e cair?

A minha resposta é simples: ontem a paixão e entrega a esta modalidade foram sustituidas pela frustração, revolta e acima de tudo MEDO e o porquê é simples, pela segunda vez “Há condições para jogar!”, felizmente e por sorte neste domingo ninguém fez o último jogo, pois caso não se lembrem existe um atleta que, provavelmente, toda a gente ligada ao futsal feminino em Coimbra conhece, que por ter escorregado num piso molhado, onde por insistência da equipa de arbitragem haviam condições para  se jogar, se lesionou tendo sido aquele o seu último jogo.

Agora para todos os árbitros:
Ao contrário de vocês, nós jogadoras não recebemos um único cêntimo por jogar, muito pelo contrário, gastamos do próprio bolso para ir a treinos e jogos porque AMAMOS a modalidade, ao contrário de vocês… Também como eu, existem muitas mais que agradecem que o risco de lesão seja o menor possivel… porque ao domingo é dia de jogo mas não é esse jogo que faz com que recebamos o nosso ordenado ao final do mês, para que estejamos em condições fisicas para trabalhar no dia seguinte é necessário que hajam condições para se jogar."

Para terminar quero voltar a frisar que o que está aqui em causa é a integridade fisica das atletas envolvidas e não o resultado final do jogo e apelo a todas as equipas de arbitragens que tenham um pouco mais de respeito por nós e pela modalidade, pois só assim é que há evolução.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho duas coisas a dizer.
Primeiro entendo a indignação pois ninguém gosta de ter a verdade desportiva posta em causa e com o pavimento sem reunir as condições necessárias isso é o que acontece.
Mas em Coimbra há uma lacuna muito grande principalmente no escalão de Juvenis e Femininos, que nos Seniores Masculinos e Juniores já não acontece (tanto). Isso é a falta de procura de conhecimentos e a falta de preparação adequada dos jogos. Quantas jogadores(as) conhecem o livro das leis do jogo? E sabem que está constantemente a ser atualizado? Quantos(as) se queixam baseado apenas no que "pensam" que era o lance?
Em relação a esta situação, se realmente conhecessem as regras e as normas da modalidade saberiam que o jogo só pode ser realizado se todas as partes estiverem de acordo! As três partes! Equipa visitada, equipa visitante e equipa de arbitragem!
Eu como jogador também não gosto de andar a jogar a medo. Também tenho uma vida fora da modalidade! Mas procuro o saber, pois realmente amo o futsal! Senhoras e miudos, informem-se! Vale a pena! O conhecimento traz evolução!

Anónimo disse...

Aquele pavilhão é uma vergonha, mandem no abaixo!!!!