Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Entrevista ao Mister Pedro ( C.D.Ourentã )





Hoje o ARCA – Futsal Feminino em Coimbra, teve a honra de entrevistar o Mister Pedro Silva, treinador principal da equipa do Clube Desportivo de Ourentã.
Fiquemos então com algumas das suas palavras

Nome: Pedro Silva
Grau:  Treinador futsal nível 1 (grau 1)
Idade: 35 anos
Clubes: Treinador Adjunto: CF “Os Marialvas” (2004/2005) e CD Ourentã (2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008. Treinador Principal: CD Ourentã (2008/2009, 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013.
Palmarés: Taca encerramento CD Ourentã (2006/2007)

       
        ARCA - Como surgiu o gosto pelo Futsal? 

      Pedro Silva: Sempre gostei de desporto, principalmente de futebol e futsal, nunca fui federado, mas        quando era mais novo gostava de jogar nos torneios de futsal que antigamente se organizavam nas povoações do concelho de Cantanhede, mas o gosto que atualmente tenho pelo Futsal Feminino, surgiu por acaso, tinha umas amigas que jogavam futsal e que me convidaram para ir ver um jogo da sua equipa (CF “Os Marialvas”), fui ver o jogo e desde esse dia nunca mais deixei o futsal feminino, que é atualmente uma das minhas grandes paixões


ARCA - Que percurso já efetuou no Futsal até aos dias de hoje?

Pedro Silva: O meu percurso no futsal começou em 2005, na equipa de futsal Feminino do CF “Os Marialvas”, depois de ter aceite um convite que me foi feito pelo mister Tojo, que era o treinador da equipa, para ser seu adjunto, na época seguinte devido a problemas financeiros, a equipa do Marialvas teve que acabar, como gostava muito das jogadoras da equipa e acreditava no seu valor, queria que continuassem a ter clube onde jogar, por esse motivo falei com o presidente do clube da minha terra o CD Ourentã, que depois de ter tido futebol 11, já estava a alguns anos inativo, o presidente gostou da ideia, e foi assim que começou o CD Ourentã futsal feminino, onde fui mais 2 épocas adjunto do mister Tojo que também acompanhou a equipa para o CD Ourentã, na época 2008/2009 assumi o comando técnico da equipa e esta é a minha 5ª época como treinador principal do CD Ourentã.
  


         ARCA - Como surgiu a oportunidade de entrar no universo do Futsal Feminino?


       Pedro Silva: Como referi anteriormente, tudo começou com a amizade que tinha com algumas jogadoras da equipa do CF “Os Marialvas”, o que me levou a ir ver alguns jogos e posteriormente surgiu o convite do mister Tojo para ser seu adjunto, porque ele na altura estava sozinho a frente da equipa, aceitei, nesse ano tirei o curso 1 nível de treinador futsal e desde essa altura que estou no futsal feminino.



C.D. Ourentã 2012 - 2013

   ARCAQual a sensação de estar a comandar uma equipa que de a uns tempos para cá tem estado nos 3º primeiros lugares no campeonato distrital da AF Coimbra e na época passada esteve a um passo de participar na Taça Nacional de Futsal Feminino?

Pedro Silva: É uma grande exigência e uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo um grande orgulho para mim poder treinar esta equipa, ver a sua evolução de ano para ano, e uma equipa que é como se fosse uma filha para mim. Foi uma equipa que começou pequena, mas sempre com a ambição de um dia ser grande.
Estou ca desde o seu início e eu e a direção sempre fizemos tudo para fazer a equipa crescer, temos conseguido reforçar a equipa com grandes jogadoras, ano apos ano, e conseguido manter e evoluir as que já ca estavam, foi com muito trabalho que chegamos ao nível em que estamos hoje, mas ainda queremos crescer mais.
A época passada foi uma grande desilusão, mas também foi uma lição onde aprendemos muito com os erros que cometemos, erros esses que estarão sempre na memoria para não os voltarmos a cometer.
Quero aproveitar para deixar um agradecimento ao nosso presidente que tem feito um grande esforço para nos dar tudo o que precisamos.


         ARCA -  Como vê o Futsal Feminino em Portugal?

Pedro Silva: No geral vejo uma evolução no futsal feminino em Portugal, nos últimos anos o futsal feminino tem vindo a crescer de uma forma sustentada e algumas das lacunas e dificuldades existentes tem vindo a ser corrigidas e ultrapassadas, muito por mérito do projeto “o jogo das raparigas” e o blog “magia do futsal” da Marlene Laundos, que tem sido muito importantes para a divulgação e desenvolvimento do futsal feminino, juntamente com o aparecimento da seleção universitária e posteriormente a reativação da seleção nacional A, e mais recentemente o torneio mundial de futsal feminino em Oliveira de Azeméis, fez com que o futsal feminino começasse a ter outra visibilidade e fez com que começasse a ser visto pelas pessoas responsáveis com outros olhos.
Acredito que com esta direção da FPF, com as ideias que tem, que o futsal feminino tem tudo para continuar a crescer, irão aparecer mais jogadoras, melhores técnicos e equipas com uma maior e melhor organização, e o futsal feminino vai conseguir a sua afirmação no panorama nacional como merece.


       ARCA - Se manda-se ou tivesse oportunidade de mudar alguma coisa, o que mudava no futsal feminino no distrito de Coimbra e em Portugal.

Pedro Silva: A nível nacional, como referi anteriormente com esta direção da FPF penso que o futsal feminino esta em boas mãos e no bom caminho.
Em Coimbra, que na minha opinião ao contrário dos outros distritos onde houve uma evolução visível, em Coimbra não houve essa evolução.
Quando entrei para o futsal feminino em Coimbra existiam 22 equipas e 2 divisões, atualmente existem 10 equipas, acabaram muitas equipas devido a problemas financeiros, a AF Coimbra já tomou algumas medidas impedir o desaparecimento de mais equipas e permitir o aparecimento de outras, com o desaparecimento do policiamento obrigatório e ao baixar as cotas de jogo e arbitragem, que atualmente as duas juntas ficam em 14€, mas tem que fazer mais, tem que falar com os clubes, incentiva-los a ter futsal feminino, mas ainda mais importante é o aparecimento de um campeonato de juniores em Coimbra, tem que haver formação para aparecerem novas jogadoras, porque só por este caminho e que o futsal feminino em Coimbra poderá evoluir e chegar ao nível dos melhores distritos, como Porto, Braga, Lisboa, Leiria e Aveiro que deu um salto qualitativo muito grande nos últimos anos.


          ARCA -   Qual a sua opinião sobre o torneio inter-associações?

Pedro Silva: Acho muito bom, é a melhor maneira do selecionador nacional poder observar as melhores jogadoras de todos os distritos em ação, o que ira fazer com que todas as jogadoras la queiram estar e tentem dar o seu melhor para o conseguir, o que e muito bom. Mas na minha opinião deveria ser realizado numa altura mais adiantada da época, onde todas as atletas já estejam ao seu melhor nível e para os selecionadores distritais poderem observar as atletas com tempo, que é para poderem escolher as atletas pela sua qualidade e pelo nível do seu jogo nessa época e não terem que escolher as jogadoras pelo nome que tem. Penso que em Dezembro ou em Janeiro seria a altura ideal.


               ARCA -  Concorda com a medida que saiu recentemente sobre a possibilidade de já na próxima época se realizar um Campeonato Nacional? E porque?

Pedro Silva: Concordo plenamente, porque penso que é o passo que faltava para a afirmação do futsal feminino a nível nacional.
No campeonato feminino vão –se encontrar as melhores equipas do pais, serão jogos mais equilibrados e competitivos, o que ira trazer mais visibilidade a modalidade, através dos media, o que ira facilitar no aparecimento de patrocínios e apoios.
Penso que será bom para todos, mesmo para as equipas que ficam no distrital.


          ARCA -  Por fim gostaria de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Pedro Silva: Gostava que as pessoas ligadas ao futsal feminino se unissem, todos lutamos para o mesmo, não faz sentido haver rivalidades e picardias fora do campo, já chega de só se falar mal desta ou daquela jogadora, deste ou daquele treinador, porque só todos unidos é que poderemos levar o futsal feminino a onde ele merece estar. Todos temos o direito a dar a nossa opinião e a fazer as nossas críticas, mas façam críticas construtivas, que essas sim são bem recebidas.
Temos que nos unir todos pelo futsal feminino! 
Quero também agradecer ao blog pelo convite e pela oportunidade que me deram para dar esta entrevista.
Obrigada ! Continuem com o bom trabalho !
    


Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra.



Entrevista efetuada pela colaboradora Ariana Ferreira
























Sem comentários: