Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Entrevista à atleta Tânia Ferrão (AJED Tocha)





ADN

Nome: Tânia Sofia Seco Ferrão

Clubes: Associação Ecológica Desportiva e Cultural da Tocha (AJEDCT)

Selecção distrital: Fui chamada à Selecção Distrital, no escalão sub 19, na época 2009/2010 e na época 2012/2013, no escalão sénior, fui convocada para treinos na qual não compareci por motivos pessoais.

Palmarés: Na AJEDCT na época 2010/2011 vencemos a Taça de Encerramento, em 2011 ganhei o troféu de melhor guarda redes na 2ª Edição do Torneio de Logo Deus.
Na AF Coimbra fomos 1ªs classificadas na primeira fase do Torneio Inter Associações e 2ªs classificadas na fase final do Torneio Inter Associações


Hoje o Blog ARCA - Futsal Feminino em Coimbra, teve a honra de entrevistar a atleta Tânia Ferrão, da equipa AJEDC Tocha.

Fiquemos então com algumas das suas palavras


ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Tânia Ferrão: Desde que me lembro sempre joguei futsal, no pré, no básico e no secundário. O facto de estar numa família onde a maior parte das pessoas já praticou futsal/futebol talvez também tenha sido um factor de influência.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?

Tânia Ferrão: Comecei a jogar futsal no Desporto Escolar, do 9º ano até ao 11º e, foi quando andava no 11º ano, em 2009 que comecei a jogar pela AJEDCT no campeonato distrital e, desde essa data contínuo na mesma equipa e, possivelmente, vou lá continuar mais algum tempo.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Tânia Ferrão: Pratico esta modalidade há 4 anos, desde a época 2009/2010.




ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?

Tânia Ferrão: No primeiro ano em que comecei a praticar este desporto num Campeonato Distrital fui logo chamada à selecção distrital, o que para mim foi um orgulho visto ser ainda inexperiente. Fiz dois torneios, um realizado na zona Centro e curiosamente no Pavilhão da Tocha, com as Associações de Futebol do Porto, Braga, Aveiro e Coimbra (penso não me esquecer de nenhuma) onde ficamos em 1º Lugar e onde nos apurámos para a última fase. Neste última fase jogámos a final contra a AF Lisboa, esta que se sagrou campeã, ficando nós em 2º Lugar. A nível desportivo representar Coimbra fez com que quisesse dar mais de mim e mostrar mais e também ganhei novos conhecimentos não só com a minha companheira de baliza mas também com as companheiras de campo, valorizei mais a união e o espírito de equipa, visto que eramos todas de equipas rivais, bem como, o espírito de sacrifício.

ARCA: Agora com o regresso da selecção distrital e o surgimento do campeonato nacional, o que tens a dizer sobre isto?

Tânia Ferrão: A Selecção Distrital nem sequer devia ter acabado, pois numa altura em que a Selecção Nacional de Futsal Feminino não competia, a Distrital era basicamente o “máximo” onde uma jogadora podia chegar e além disso é uma motivação extra que as jogadoras têm para trabalhar e esforçarem-se ao máximo. Também penso que as Selecções Distritais são uma mais vali para se poder mostrar as jogadoras que cada distrito tem e se calhar só assim é que algum dia alguma pode chegar até à selecção nacional. Quanto ao surgimento do Campeonato Nacional penso que foi uma boa aposta, já que também existe o masculino. É uma mais-valia para Portugal e para o Futsal Feminino em especial, pois é mais uma forma de se promover esta modalidade, principalmente, no feminino.

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Tânia Ferrão: Em Portugal temos muito boas jogadoras e isso viu-se no Mundial de Oliveira de Azeméis, onde a nossa Selecção obteve o 2ª lugar, o problema é que é uma modalidade pouco explorada e à qual se dá pouca importância, principalmente, por este caso ser praticado por mulheres. E basicamente é isso que falta, apoios, patrocínios, divulgação, entre muitos outros factores.

ARCA:Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Tânia Ferrão: Quero deixar uma palavra mais para as administradoras do blog, dando os parabéns pela forma como gerem, como divulgam e como informam, têm o essencial, são coerentes e basicamente promovem o futsal feminino em Coimbra de uma forma bastante boa. Aos seguidores quero apenas dizer que é bastante bom ver a quantidade de visualizações do blog, independentemente do blog ser visto só por jogadoras ou não, e espero que partilhem com toda gente as informações que vêm no blog para se conseguimos fazer com que esta modalidade seja conhecida e reconhecida, neste caso, no nosso Distrito.


Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efectuada pela colaboradora Ana Rita Santos






11 comentários:

JBaptista disse...

Orgulhozão em ti :D

Anónimo disse...

Vão fazer a redes?

Ana Rita disse...

Inicialmente não está previsto, a lista de pessoas convidadas ainda está à espera de confirmações mas se não for agora será noutra ocasião

Anónimo disse...

como fazes as escolhas ou por que consideraçoes fazes para es escolher as atletas?

Anónimo disse...

Ourentã contrata Paulo Sá ao Vilarinho, vi no blog do Paulo.

Ana Rita disse...

Em nome do blog o nosso obrigado pela informação

Anónimo disse...

grande contratação no meio da fase de apuramento de campeão!!realmente existem pessoas sem noção e este Paulo Sá é com certeza uma delas...contando claro que este individuo segundo sei fazia parte da equipa técnica do vilarinho e claro o mais grave, o vilarinho ainda tem de fazer os dois jogos contra o ourentã!!!!incrível a falta de desportivismo e de profissionalismo...

Anónimo disse...

Tanto quanto sei o Paulo saiu do vilarinho com o consentimento do Rui Ferreira e da direção do clube, apresentou o seu motivo e rumou para outro projeto
Força Paulo

Anónimo disse...

pois sim!e já agora queriam o quê?acredito até que seja
verdade pois pelo que conheço do mister Rui Ferreira não deve ser do tipo que corte as pernas ao pessoal e muito menos de ter alguém contrariado a trabalhar com ele...é claro que deveria ser o Paulo Sá a não aceitar por agora o convite pois como todos sabem ainda falta ao vilarinho ter os dois jogos com o ourentã...mas claro isto é uma opinião!!para mim volto a dizer que foi uma grande falta de profissionalismo...

Anónimo disse...

A quem ele devia dar explicações ele deu.
Todos o compreenderam, até porque ele continua ligado ao clube com a escolinha de Futsal e irá ser sempre bem recebido no Vilarinho.
Quem não conhece o Paulo não tem o direito de falar, pois se ele foi para o Ourentã é porque foi reconhecido o seu valor, numa função que ele não estava a desempenhar no Vilarinho a de Treinador de GR.
Quis dar o salto e o Rui compreendeu, tanto compreendeu que ainda o incentivou.
Por isso não me venham falar em profissionalismo quando estamos num desporto completamente amador e de distrital.
O Rui pode-se dar ao luxo de ter na mesma equipa os melhores treinadores de GR da actualidade em Coimbra.
Boa sorte Paulo e não ligues ao que as pessoas com inveja dizem.

Anónimo disse...

pois por causa de pessoas como tu é que o futsal feminino nunca vai passar disto "completamente amador e de distrital"é sem dúvida a maior falta de desportivismo e de PROFISSIONALISMO que este senhor Paulo Sá teve,não estou a falar que ele não aceitasse a proposta de ir para o ourentã mas claro no final da época como é óbvio para todos...e já agora apesar de ser um futsal amador tudo é feito com muito profissionalismo e as pessoas não andam a brincar para o caso de teres dúvidas o pessoal não anda só por andar...acho sim que o Paulo deve ligar e reflectir se realmente teve a melhor atitude,as pessoas também aprendem com os erros...