Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Entrevista à atleta Sara Fatia (GD Novasemente)



DNA

Nome: Sara Isabel Gil Fatia

Clubes: Grupo Juvenil S. Tomé, Vilaverdense, Novasemente

Palmarés:

S. Tomé: Taça Encerramento (2000/01, 2003/04 e 2005/06) e Taça AFC (2004/05 e 2008/09)

Vilaverdense: Campeã Distrital Coimbra (2010/11 e 2011/12) , Taça AFC (2010/11) e Supertaça Distrital (2010/11)

Novasemente: Campeã Distrital Aveiro (2012/13), Taça AF Aveiro (2012/13) e Supertaça Distrital (2012/13)

Selecção Nacional: Medalha de Prata no III Mundial de Futsal Feminino (Oliveira Azeméis 2012) e 1º lugar do Torneio Internacional de Moscovo (Maio, 2012)

Futsal Universitário
Académica: Vice-campeã nacional universitária (2011 e 2013) e Campeã nacional universitária (2012 e 2014).
Medalha de prata no Europeu 2012 (Córdoba - Espanha) e Medalha de bronze nos Europeus de 2011 (Tampere - Finlândia) e 2014 (Roterdão - Holanda).
Melhor jogadora, melhor marcadora e 5 ideal do Europeu 2012 (Córdoba).

Melhor Atleta Feminina na Gala da FADU 2012.

Selecção Nacional: Medalha bronze no Mundial Universitário Braga 2012.


ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Sara Fatia: Na época em que comecei a jogar o Futsal ainda se chamava Futebol de Cinco, era uma menina irreverente, muito irrequieta e muito "maria rapaz". Na minha terra, Ferreira-a-Nova,  existia uma equipa de seniores femininos, o Grupo Juvenil de S. Tomé, onde o meu pai era dirigente. Passava os meus dias nos treinos e nos jogos, até que comecei a “fazer uma perninha” nos treinos. Naturalmente que a proximidade com o clube e o fato de o meu pai estar diretamente envolvido no projeto ajudou a que eu entrasse na equipa, mas foi um processo de inclusão tão natural que arrisco-me a dizer que já estava predestinado.

ARCA: Que percurso efectuou no futsal até aos dias de hoje?

Sara Fatia: Comecei como já disse no S. Tomé, onde estive durante 10 anos. Depois ingressei no Vilaverdense que era treinado pelo João Filipe onde estive 3 anos. De seguida o projeto do Vilaverdense terminou e recebi o convite do Novasemente que é o clube onde me encontro até hoje.

ARCA: Como foi a transição do nosso Campeonato Distrital para o Campeonato Distrital de Aveiro / Campeonato Nacional e quais foram as razões que levou a aceitar o convite do Novasemente?

Sara Fatia: Na altura tinha terminado a licenciatura em Economia em Coimbra e, como todos os recém licenciados, estava também à procura do meu primeiro emprego. Através dos conhecimentos do clube surgiu a oportunidade de trabalhar numa empresa de contabilidade em Espinho. Aceitei no imediato dado que trabalhar era uma das minhas prioridades.
A transição entre os campeonatos distritais foi fácil, são semelhantes em termos de competitividade. A transição para o Campeonato Nacional foi mais “dolorosa” por assim dizer, mas foi uma experiência fantástica e que me permitiu evoluir imenso, principalmente a nível mental. Forçosamente teve que haver uma remodelação psicológica da forma como se encaram todos os processos antes, durante e após os jogos.


ARCA: Qual a sensação de estar a participar e a disputar o Campeonato Nacional?

Sara Fatia: Sendo este o 2º ano que participo na competição o fator surpresa deixou de existir. Encaro cada jogo como se de uma autêntica final se tratasse. A competitividade que imprimimos em cada lance e em cada gesto pode ser determinante para o desfecho da partida. Cada ato individual tem uma repercussão enorme em todos os outros intervenientes do jogo e, podemos não nos aperceber, mas todas as nossas atitudes se refletem nas nossas colegas, nas adversárias e no final, em toda a equipa.

ARCA: Que diferenças encontra entre a AF Coimbra e a AF Aveiro?

Sara Fatia: Sinceramente não encontrei grandes diferenças nos campeonatos. Apenas no número de equipas e o fato de existir um campeonato distrital de juniores. Em termos de competitividade eram bastante semelhantes. Existiam 2, 3 equipas em que os jogos eram relativamente mais renhidos e nos restantes a diferença qualitativa era gritante.

GD Novasemente/Cavalinho 2014/2015

ARCA: Pondera um dia voltar a jogar/representar na/a AF Coimbra?

Sara Fatia: De momento e principalmente pelo fator trabalho não está nos meus planos voltar a jogar numa equipa da AF Coimbra.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Sara Fatia: Aos seguidores do blog aproveito a oportunidade para desejar as maiores felicidades pessoais, profissionais e desportivas.

Aos administradores do blog o meu muito obrigada pela oportunidade e pelo esforço que fazem em divulgar e não deixar morrer o futsal de Coimbra.

Sem comentários: