Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Entrevista à atleta Maria João Carvalho ( Fundação Laura Santos )



ADN

Nome: Maria João Cabral Mota de Carvalho

Clubes:

·                     Arouce Praia
·                     Serpinense
·                     Fundação Laura dos Santos

Palmarés:

Associação Desportiva Serpinense: Taça A.F. Coimbra – Futsal Sénior Feminino – Época 2011/2012

Seleção Distrital de Coimbra: Sub 17 de futebol 7 (Lisboa– 7 a 11 de Abril de 2010) e Torneio Inter-Associações Sub/17 de Futsal Feminino (Porto de Mós – 8 de Maio de 2010)

Torneios:

Associação Desportiva Serpinense (Futsal Feminino)
1.º Lugar no 70.º Aniversário do Ançã FC - 2011
1.º Lugar no VII Troféu Aristides De Sousa Mendes (Carregal do Sal - 2011)
1.º Lugar no Torneio da Casa do Benfica de Mortágua (Mortágua - 2011)







Hoje teremos uma entrevista especial, efetuada a uma ex atleta do nosso distrito, a atleta a ser entrevistada chama-se Maria João Carvalho e a última equipa que representou foi o AD Serpinense.




ARCA:  Como surgiu o gosto pelo futsal? 

Maria João Carvalho: Tudo começou na minha infância por influências da minha melhor amiga Liane Henriques atual jogadora do Serpinense onde em todos os intervalos da escola lá íamos nós para os campos de jogos jogar futebol. Fomos jogar para o Desporto Escolar e daí fomos chamadas para irmos jogar no campeonato distrital de Coimbra.





ARCA: Que percurso efetuas-te no futsal até aos dias de hoje?

Maria João Carvalho: O meu percurso no futsal federado teve início aos 14 anos, quando ingressei na equipa sênior de futsal do Arouce Praia em 2007, onde fiquei até 2009. O meu treinador nesses 2 anos foi o Tiago Gonçalves. Depois disso, com o fim do escalão Feminino nessa altura, já como treinador Rui Ferreira, fui representar a Associação Desportiva do Serpinense, onde permaneci 3 épocas fantásticas sempre com o mesmo treinador. O ano passado a minha vida deu uma volta 360 graus e fui viver para a Guarda, não queria deixar de jogar e passado algum tempo tive a proposta de ir jogar para a Fundação Laura Dos Santos que esta tinha acabado de subir para a 1º divisão Nacional de futebol 11, foram momentos complicados pois nunca tinha jogado essa modalidade mas com o apoio de toda a equipa os obstáculos estão a ser ultrapassados. Encontrando me ainda neste clube e ainda em campeonato ao comando de Joaquim Serambeque. 







ARCA:  Como foi essa transição para o Campeonato nacional de Futebol 11 e que razões te levaram a aceitar o convite para a Fundação Laura dos Santos?

Maria João Carvalho: No meu caso a transição foi muito difícil, visto ter estado muito mas muito ligada à mesma equipa e as mesmas pessoas 5 anos seguidos conhecendo tudo delas, passando a minha infância quase toda ligadas a elas, o que lhes devo um muito obrigado. As razões que me levaram a aceitar este convite, foi a ida de ter ido viver para a Guarda e não deixar a prática de jogar futebol, e a vinda deste convite foi muito boa pois tem uma equipa e uma direção fantástica e a minha adaptação com a equipa superou todas as minhas expectativas.




ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Maria João Carvalho: Pratiquei futsal 5 anos e 1 ano no futebol 11.


ARCA: Que experiência tens a nível de Seleção Distrital?

Maria João Carvalho: Já tenho alguma. Em todas as épocas que fui chamada o grande espírito de grupo e companheirismo foi notável.





ARCA:  Que diferenças encontras na AF Coimbra e na Federação Portuguesa de Futebol?

Maria João Carvalho: São campeonatos diferentes em muita coisa. Acho que o campeonato de Coimbra tem um campeonato mais fraquinho do que a 1ª divisão nacional e na divisão onde me encontro temos o prazer de lidar com as jogadoras da seleção nacional e jogar contra elas o que nos dá um forte intensivo.


ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Maria João Carvalho: O futsal feminino acho que não tem tanta importância como o nosso campeonato, pois penso que as pessoas não dão o seu devido valor o que está errado. Mas acho que vai num bom caminho, começando haver mais clubes. Penso também que as pessoas ainda pensam muito que o futsal e o futebol são só para homens o que está errado.


ARCA: Agora com o regresso da seleção distrital e o surgimento do campeonato nacional, o que tens a dizer sobre isto?

Maria João Carvalho: Acho que assim o futsal estará num bom caminho, o que leva também agora às atletas a terem de lutar para os seus objetivos.


ARCA: Como está a ser a tua primeira experiência no futebol?

Maria João Carvalho: A minha experiência está a superar todas as minhas expectativas, pois está a ser uma experiência muito agradável e acho que a minha adaptação ao futebol está a ser bastante rápida.


ARCA: Que balanço fazes até agora do teu desempenho no Campeonato Nacional?

Maria João Carvalho: Acho que está a ser bastante positiva, pois a ajuda que a equipa me está a dar, está a ajudar bastante até mesmo para a minha adaptação.







ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Maria João Carvalho: Gostava de agradecer o convite do blog ARCA, e gostava que todos os leitores deste blog viessem ver os jogos e apoiar as suas equipas aos estádios e pavilhões.






Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra


Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos





Sem comentários: