Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Entrevista à atleta Cláudia Santos (Tabuense)




DNA

Nome: Cláudia Filipa Costa Santos

Clubes: Grupo Desportivo Tabuense

Selecção distrital:

Palmarés:

ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Cláudia Santos: Pergunta difícil. Desde miúda que sou uma adepta de futebol e de futsal, muito por causa do meu pai, fui habituada a ir assistir aos jogos dele e acabei por ficar com um certo bichinho comigo. São duas modalidades incríveis, exigem muito fisicamente e psicologicamente. O mais fantástico é que pudemos sempre desafiar as nossas capacidades e aumentá-las. Não se para de crescer...e assim que surgiu a oportunidade de poder jogar pelo meu concelho graças a força de vontade das nossas jogadoras e do incentivo e apoio do nosso clube (Tabuense), aproveitei-a. Estou muito grata a todos pela oportunidade de poder jogar. O futsal já faz parte de mim.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Cláudia Santos: O meu percurso começou apenas nesta época.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Cláudia Santos: Este é o meu primeiro ano, espero ter muitos mais pela frente.

ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?
Cláudia Santos: Não tenho qualquer tipo de experiência.

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?
Cláudia Santos: A minha ideia inicial era fazer parte de uma equipa de futebol, mas devido a algumas dificuldades não foi possível. O meu clube então sugeriu criar uma equipa de Futsal Feminino, pois algumas raparigas (incluindo eu e colegas de equipa atuais) desejávamos mesmo poder fazer parte de algo, jogar realmente numa competição, ter tanta oportunidade de mostrar o que valíamos como os outros e deram-nos realmente essa oportunidade. Não foi fácil de início, tive algumas dificuldades a adaptar-me a maneira de jogar, só tinha jogado futebol até lá, mas a verdade é que fiquei a adorar. Nunca pensei. É o meu primeiro ano, tenho muito a melhorar, mas tenho uma equipa fantástica, desde os nossos técnicos, às jogadoras.

Tabuense 2013/214

ARCA: Quais são os teus objectivos nesta modalidade?
Cláudia Santos: Só estou focada em melhorar. Eu e a minha equipa...todas queremos crescer muito mais. Temos objectivos como é óbvio, entre os quais ter os melhores resultados possíveis e chegarmos ao final da época bem classificadas. Só quero contribuir para isso, e é fantástico ver o quanto já conseguimos, é um grande orgulho. 

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?
Cláudia Santos: Como é o meu primeiro ano não me posso dar ao luxo de fazer comparações com anos anteriores, mas posso dar a minha opinião em relação ao que já tive a oportunidade de ver e viver. Há várias equipas que tem imenso talento e uma grande qualidade, entre as quais o Serpins, Santa-Clara, e Vilarinho. Em relação ao Campeonato no geral nota-se que a equipas mais fracas e outras mais fortes, o que pode causar grandes diferenças nos resultados, mas não é por isso que se pode baixar os braços. Todas aprendemos umas com as outras. E há que aprender a lidar com as derrotas e com as vitórias e em relação a isso, tenho mesmo muito orgulho na minha equipa. Só quero acrescentar que temos um campeonato distrital cheio de grandes jogadoras e que isso deveria ser mais valorizado, seja em equipas pequenas ou grandes.

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Cláudia Santos: O Torneio Inter-Associações dá-nos a experiência de poder jogar com equipas de nível competitivo muito maior, o que só nos ajuda a melhorar. Em relação ao 1º Campeonato Nacional não poderia ficar mais feliz, é com muito orgulho que vejo a aposta na evolução das equipas de futsal femininas, não tenho dúvidas que nos vai permitir evoluir muito mais. O Futsal Feminino estava a precisar disto.
 
Tabuense 2013/214
ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Cláudia Santos: Penso que apenas ultimamente é que se tem dado algum valor ao futsal feminino em Portugal, e continua a estar um pouco longe do verdadeiro. A nossa Federação deveria fornecer muitos mais apoios e maior divulgação. Não é só a competição masculina que pode dar glórias e conquistas ao país.
Tem que se aproveitar o talento jovem, e apostar na formação. Deveria ser criado um campeonato feminino de juniores, o que se iria contribuir na evolução de qualidade que temos actualmente e trazer ainda mais jogadoras para a competição. Acredito que com dedicação o futsal feminino pode evoluir cada vez mais, ganhando assim mais adeptos e apoios.


ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?
Cláudia Santos: Antes de mais quero agradecer ao blog pela oportunidade e por todo o trabalho e tempo dedicado a divulgação do Futsal Feminino em Coimbra. Tem feito um excelente trabalho e desejo que assim continuem.
Aos seguidores do blog, tenho a dizer que continuem a acreditar no futsal feminino e façam os possíveis para poderem assistir aos jogos, o apoio é mesmo muito importante. As ou aos que querem fazer parte desta competição, quero dizer que nunca podem desistir de acreditar, tudo é possível. A minha equipa e eu começamos do 0 e nunca desistimos apesar das dificuldades, assim como outras... A paixão pelo que se faz e a força de vontade prevalece sempre!!

Saudações Desportivas a todos! 







Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

Sem comentários: