Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Entrevista à atleta Jacinta Rodrigues (Gândaras)





DNA

Nome: Jacinta Maria dos Santos Rodrigues


Clubes:           Futebol 11: C.A.Gândaras, SM Murtoense
Futebol 7: AAC
Futsal: CDR Penelense, SC Ribeirense, C.A.Gândaras


Selecção distrital:


Palmarés:       1º Lugar no Campeonato Distrital de Aveiro no ano 2007/2008
                        Finalista Vencida na Taça Distrital de Aveiro no ano 2007/2008
                        1º Lugar no Campeonato Nacional Universitário 2011
                        8º Lugar no Campeonato Europeu Universitário em 2011


ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Jacinta Rodrigues: O gosto pelo futebol surgiu de forma natural. Desde que me lembro sempre gostei de ver e jogar futebol e o meu pai levava-me sempre para ver qualquer jogo a que fosse. Na escola sempre gostei bastante de jogar entre os rapazes e já na altura havia algumas raparigas que me acompanhavam e que mais tarde foram a alavanca para entrar numa equipa federada. Os meus 13 anos na altura impossibilitaram-me de ser inscrita numa equipa de futsal, estão surgiu a oportunidade de entrar para o futebol de 11, e foi assim que comecei a prática desta modalidade tão apaixonante.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Jacinta Rodrigues: O meu primeiro clube de futsal foi no SC Ribeirense, onde estive um ano desportivo. De seguida, transitei para o CDR Penelense, por motivos profissionais era o único clube que reunia as condições para conseguir conciliar as duas coisas e por fim o C.A.Gândaras, na qual já estou ligada há muitos anos (como treinadora e jogadora) e fui em certa parte uma das grandes impulsionadoras para a formação desta equipa.

CA Gândaras 2013-2014


ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Jacinta Rodrigues: Este ano será o terceiro ano de futsal. Contudo, comecei a jogar futebol de 11 com 13 anos.

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?
Jacinta Rodrigues: Como referi anteriormente, penso que foi o gosto natural pela modalidade associada à oportunidade que tive de treinar numa equipa federada. Contudo tenho que ser sincera, sempre joguei futebol de 11 e era a minha grande paixão, ate que a equipa onde jogava terminou e deixei de jogar por um ano. Com a minha entrada na equipa universitária, no final do campeonato, surgiu o convite para treinar futsal, na qual aceitei, na expetativa de experimentar e aprender um pouco mais. Acabei por me apaixonar pelo futsal e neste momento vivo cada segundo com a intensidade máxima e não consigo tomar uma posição sobre qual gosto mais.

Acádemica de Coimbra -> 1º Lugar Campeonato Universitário - Na foto a atleta entrevistada está na fila debaixo é a 3ª da esquerda para a direita

ARCA: Quais são os teus objetivos nesta modalidade?
Jacinta Rodrigues: Os meus objetivos individuais são sem dúvida conseguir aprender e evoluir cada vez mais como atleta e como pessoa. Tentar ainda levar o clube que represento um pouco mais além, embora seja uma equipa que “nasceu” agora, penso que com as pessoas que estão envolvidas neste projeto podemos alcançar muitas coisas boas. Aproveito para agradecer publicamente todos os esforços e todo o companheirismo que atletas, treinador, massagistas, direção, presidente, familiares, namorados/maridos, amigos, sócios e simpatizantes do clube, têm feito por nós e todo o apoio incondicional que nos têm dado com tanto carinho.

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?
Jacinta Rodrigues: Em primeiro lugar o facto de o número de equipas inscritas no nosso campeonato ter aumentado já é um fator bastante positivo. Embora seja um campeonato um pouco desequilibrado por haver equipas a vários níveis, é também desvantajoso pela falta de competitividade e pelos resultados algumas vezes “exagerados”, por outro lado é muito importante que todas as equipas seja a que nível estejam inicialmente, apareçam. E que ao longo da época e/ou épocas desportivas trabalhem, melhorem e evoluam construindo assim equipas com alguma, senão mesmo, com muita qualidade.

SC Ribeirense 2011/2012 - Na foto a atleta entrevistada está na fila debaixo é a 3ª da esquerda para a direita



ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Jacinta Rodrigues: Penso que são duas competições bastante importantes, o torneio inter-associações permite a muitas atletas um nível de competição talvez mais elevado do que estão habituadas e dentro do seu escalão etário. O campeonato nacional pelas mesmas razões torna-se bastante motivador para uma equipa campeã distrital, poder disputar um campeonato nacional, com um nível de exigência superior. Penso que é uma recompensa para o trabalho de todos os envolvidos dessa equipa no final de uma época de bastante trabalho, dedicação, esforço e suor. Relativamente ao campeonato nacional penso que apareceu um bocadinho tarde mas é de valorizar o facto de o mesmo ter aparecido.

CDR Penelense 2012/2013 - Na foto a atleta entrevistada está na fila debaixo é a 3ª da esquerda para a direita


ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Jacinta Rodrigues: O futsal feminino em Portugal evoluiu bastante ao longo dos últimos anos. Há uns anos atrás nem se ouvia falar de raparigas a jogarem futebol/futsal. Contudo, existem lacunas bastante grandes e graves que muitas vezes levam a desmotivação e até mesmo ao abandono da prática desportiva desta modalidade. Uma das maiores lacunas do futsal feminino é a falta de competitividade nos vários escalões antecedentes ao escalão seniores para equipas femininas. O mais recorrente é integrar atletas juvenis e juniores em equipas seniores “queimando” assim etapas de formação importantíssimas na formação do jovem atleta.
Do conhecimento que tenho, atletas femininas podem integrar em equipas masculinas até ao escalão de iniciados (em futebol de 7 e futebol de 11), ou seja jogam até aos 14 anos e têm de esperar até aos seus 16 anos para poderem integrar numa equipa feminina sénior de futsal. São dois anos preponderantes no desenvolvimento destas atletas que ficam para trás, ou pura e simplesmente desistem do futsal e começam a praticar uma modalidade onde possam jogar no escalão adequado, e assim se perdem futuras atletas com potencial.
Como já foi referido em algumas entrevistas a outras atletas, e que estou perfeitamente de acordo, penso que a associação tem que criar mais condições para estes escalões, passa principalmente por uma competição para o mesmo, ações de formação para os clubes, divulgando este problema e transmitindo possíveis soluções, e ainda utilizar a escola e o desporto escolar para a divulgação do mesmo e até mesmo como um “motor de arranque” para esta possível competição. Hoje em dia, o desporto escolar em futsal feminino tem aumentado bastante e seria uma excelente oportunidade a aproveitar.

CA Gândaras 2013/2014 - 
Na foto a atleta entrevistada está na fila de cima é a 2ª da esquerda para a direita


ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Jacinta Rodrigues: Gostaria de deixar uma palavra de agradecimento a todos os colaboradores e seguidores do blog, que de várias formas ajudam a divulgar o futsal feminino. Continuem a estar presentes nos pavilhões e tragam amigos e familiares, enchendo o palco de grandes jogos que decorrem no nosso campeonato, enaltecendo assim o trabalho de uma equipa e de todos aqueles que trabalham por detrás da mesma.





Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra


Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos


Sem comentários: