Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

sexta-feira, 21 de março de 2014

Entrevista à atleta Diana Pinto (AJED Tocha)




DNA

Nome: Diana Raquel Ladeiro Pinto

Clubes: CRIAlhadense; GJS.Tomé; AJEDCTocha

Seleção distrital: Épocas: 2000/2001 - 2001/2002 – 2002/2003 - 2003/2004

Palmarés:   Finalista Vencida na Taça Distrital no ano 2001/2002
Finalista Vencida na Taça Distrital no ano 2005/2006
Finalista Vencida na Taça Distrital no ano 2006/2007
 Finalista Vencida na Supertaça no ano 2009/2010


ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Diana Pinto: Desde pequena que comecei a acompanhar o meu pai no futebol mas não existia futebol feminino na zona, mais tarde começaram a formar-se equipas de futsal feminino e tive a oportunidade de entrar para uma, a partir daí o futsal passou a ser mais do que um gosto e passou a ser um “estilo de vida”.

ARCA: Que percurso efetuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Diana Pinto: Iniciei aos 10 anos no CRIAlhadense onde treinava com o escalão sénior, fui federada aos 14 (Época 1999/2000). Aquando da extinção da equipa fui convidada a integrar a equipa do GJS.Tomé onde permaneci por duas épocas (2009/2010 e 2010/2011), equipa que acabou também por extinguir. Após duas épocas sem jogar o “bichinho” falou mais alto e atualmente integro a equipa da AJEDCTocha.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Diana Pinto: Pratico esta actividade á 19 anos, federada á 15 anos.


AJED Tocha 2013/2014

ARCA: Que experiência tens a nível de seleção distrital?
Diana Pinto: Integrei a selecção distrital durante 4 anos, de 2000 a 2004, sendo que o primeiro ano foi apenas de integração. Nos restantes anos participei em vários torneios inter-associações.

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?
Diana Pinto: O que me levou a escolher esta modalidade foi o gosto por “jogar á bola” e a facilidade em integrar uma equipa de futsal feminino visto que outras amigas e irmãs já faziam parte da mesma.

ARCA: Quais são os teus objetivos nesta modalidade?
Diana Pinto: Neste momento os meus objetivos passam essencialmente por trabalhar e treinar junto com o grupo que integro tentando evoluir a nível individual e coletivo podendo assim ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos.

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?

Diana Pinto: Na minha opinião o Campeonato Distrital da AFC apresenta falta de competitividade o que se reflete na pontuação da tabela classificativa. Por um lado essa falta de competitividade faz com que as equipas mais evoluídas possam desmotivar e prejudica a sua evolução, por outro lado é de louvar que as equipas menos evoluídas continuem a trabalhar e a lutar tendo-se notado uma grande evolução da maior parte delas, evolução essa que foi visível nos resultados da 2ª volta.
Felizmente o número de equipas tem vindo a aumentar o que é bastante positivo no entanto seria importante investir na formação de camadas jovens para que a qualidade de jogo possa melhorar e para que jogadoras ainda muito novas possam ter mais e melhores oportunidades de aprendizagem.


AJED Tocha 2013/2014

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?

Diana Pinto: O Torneio Inter-Associações é sem duvida uma mais-valia a nível individual, é algo a que muitas jogadoras ambicionam chegar e serve-lhes de motivação para trabalharem mais e melhor, no entanto penso que nem sempre a forma como são selecionadas as jogadoras é a mais correta e infelizmente nem todas as jogadoras têm as mesmas oportunidades apesar das suas capacidades.
O 1º Campeonato Nacional é um reconhecimento mais que merecido da modalidade que se limitava ás distritais das quais as equipas sabiam que não poderiam ir mais além, veio dar animo ás equipas a nível coletivo e ás jogadoras a nível individual, é uma motivação extra e uma ambição que faz com que se trabalhe mais e melhor para que possa ser alcançada, aumentando assim o nível e a qualidade das equipas.


AJED Tocha 2013/2014 -  Na foto a atleta entrevistada está na fila de cima , da esquerda para a direita, a segunda atleta

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Diana Pinto: O futsal feminino em Portugal tem vindo a melhorar técnica e taticamente havendo neste momento equipas e jogadoras muito boas.
Infelizmente ainda é um desporto pouco reconhecido havendo falta de apoios e falta de gente que se desloque aos pavilhões para ver e apoiar a modalidade. Até mesmo a nível de comunicação social o Futsal feminino fica um pouco esquecido.

Felizmente cada vez existem mais atletas e mais equipas que lutam para que as mentalidades mudem e para que as pessoas deixem de ver o futsal como uma modalidade para rapazes e talvez com o tempo a sociedade comece a render-se mais á qualidade do futsal feminino.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Diana Pinto: Em primeiro lugar dar os parabéns ao Blog pelo excelente trabalho que têm feito pela modalidade.
Em segundo lugar é importante que as pessoas tenham noção das dificuldades que os clubes, equipas e respetivas jogadoras têm de ultrapassar para poderem fazer um bom trabalho. Por isso é importante que todos os adeptos de futsal feminino se desloquem aos pavilhões, que apoiem as suas equipas preferidas e que, em alguns casos, deixem de ser mais um obstáculo que as jogadoras têm de ultrapassar para passarem a ser mais uma peça importante no crescimento a modalidade.


  Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra


Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

Sem comentários: