Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Entrevista à atleta Mafalda Bento (AD Serpinense)








DNA

Nome: Mafalda Bento

Clubes: Futebol 7 (Lousanense), Futsal (ADSerpinense)

Selecção distrital:
IX Torneio Inter-Associações - "Sub/17" de futebol 7, pela AFC 2009
IX Torneio Inter-Associações - "Sub/17" de futebol 7, pela AFC 2010
Torneio Inter-Associações - "Sub/21" de futsal, pela AFC 2013

Palmarés:  não me lembro

ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
 Mafalda: Bem desde cedo que comecei a jogar a bola, jogava sempre com os amigos na escola e onde houvesse uma bola eu estava lá. Assim o jeito e o gosto foi aumentado e os meus pais de maneira alguma me conseguiam tirar a ideia de ser jogadora de futebol. Contudo os meus pais inscreveram-me na equipa de futebol 7 (Lousanense), onde joguei sempre com rapazes, tive a passagem numa equipa feminina mas que por falta de jogadoras e de não haver campeonato acabou. E assim eu continuei a jogar com os rapazes. Quando alcancei o escalão iniciado, já não podia jogar, pois não era autorizado equipas mistas, e assim desiludida tive de deixar de jogar futebol. Já tendo uma proposta para jogar futsal ao longo deste tempo todo eu sempre neguei, pois o que eu queria mesmo era jogar futebol, não gostava de futsal nem me passava pela cabeça experimentar. Mas o meu pai teve uma conversa comigo e convenceu-me a ir experimentar a treinar futsal para onde já me tinham convidado várias vezes. E assim fui, fiz vários treinos gostei, onde acabei por ficar.
            Sem dúvida que para mim há uma diferença entre o futebol e o futsal, e o gosto pelo futebol é realmente maior do que pelo futsal. Mas claramente que hoje vejo que fiz a escolha certa em ficar a jogar futsal.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Mafalda: O meu percurso no futsal ainda é muito curto, visto que só estou a fazer a minha segunda época.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Mafalda: Como já disse anteriormente estou agora na minha segunda época na ADSerpinense. Mas pratiquei futebol, 8 anos.


AD Serpinense 2012/2013
ARCA: Que experiência tens a nível de seleção distrital?
Mafalda:A minha experiência a nível da seleção distrital começou no futebol 7 onde fui chamada para os treinos de captação e ficando na convocatória final dois anos consecutivos (2009/2010). E estando agora a praticar futsal, fui convocada para a Seleção Distrital de Futsal Sub-21 que se realizou no passado fim-de-semana (1,2 e 3 de Novembro 2013). Onde tive uma experiencia unica, que me fez crescer e evoluir, com um grupo fantástico, uma equipa fantástica... Foi um orgulho. Um obrigada a todo o grupo.

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?
Mafalda: Foi o facto de não haver nenhuma equipa de futebol onde eu me pudesse integrar, e assim para não deixar de fazer o que mais gosto a experiência de futsal levou-me a ficar.

ARCA: Quais são os teus objectivo nesta modalidade?
Mafalda: Os meus objetivos são, poder evoluir, evoluir e evoluir, crescer e realmente chegar longe. Um orgulho para mim já foi conseguir ir à seleção distrital. Vou trabalhar para conseguir ir ainda mais longe.


AD Serpinense 2012/2013
ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?
Mafalda: Ainda sou muito novata no Campeonato para poder opinar qualquer coisa.

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Mafalda: A realização do inter-associações sub 21 foi bastante produtiva, encontrou-se jogadoras com bastante qualidade, novas tácticas entre varias coisas.
Futuras jogadoras de muita qualidade, vontade e garra. Este torneio deu para entender o quanto o futsal feminino precisa de mais camadas juniores para integrar um dia as seniores, pois a formação em algumas zonas é bastante discrepante comparado com outras.
O 1º campeonato nacional é um sonho finalmente cumprido, que demorou tanto a ser implementado. Finalmente um campeonato mais competitivo, mais vivo.
Um sonho de qualquer jogadora jogar lá, jogar com jogadoras com muita qualidade, jogos mais intensos.
Fico Feliz de finalmente se realizar pela primeira vez.


AD Serpinense 2013/2014

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Mafalda: Vejo o futsal feminino em Portugal com pouco valor, pois penso que as pessoas não dão o seu devido valor o que está errado. Mas acho que vai num bom caminho, começando haver mais clubes. Penso também que as pessoas ainda pensam muito que o futebol e o futsal são só para os masculinos, mas o que está errado. Até porque existe raparigas a jogar muito melhor que rapazes.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?
Mafalda: Em primeiro lugar gostava de agradecer o convite do blog ARCA. E gostava que todos os leitores deste blog o divulgassem mais para que se possa ter mais apoio, e também que estivessem mais presente nos jogos a apoiar as suas equipas.




Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efectuada pela colaboradora Ana Rita Santos





Sem comentários: