Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Entrevista ao treinador Rui Ferreira (AC Vilarinho)


                                    
ADN

Nome: Rui Ferreira
Clubes: AD Serpinense (2009/2010, 2010/2011, 2011/2012), AC Vilarinho (2012/2013)
Palmarés: Vencedor da Taça AFC (2011/2012) 



Hoje o blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra, teve a honra de entrevistar o Mister Rui Ferreira, treinador principal da equipa de Vilarinho.
Fiquemos então com algumas das suas palavras.


ARCA: Como surgiu o gosto pelo Futsal?

Rui Ferreira: O gosto pelo Futsal surgiu na minha juventude. Na altura, comecei a participar em torneios com os meus amigos, e foi aí que este gosto pelo Futsal começou a despertar, até porque o que eu jogava mesmo era Futebol 11.


ARCA: Que percurso já efetuou no Futsal até aos dias de hoje?

Rui Ferreira: Cheguei ao Futsal como jogador aos 20 anos. Joguei no CF Santa Clara (Coimbra) uma época. Estive nove anos sem jogar por motivos profissionais. Aos 30 anos voltei e ingressei no É Espinhal (Penela - Coimbra) e na A.D. Serpinense (Serpins – Lousã - Coimbra). No É Espinhal joguei uma época. Na A.D. Serpinense acabei por jogar também uma época, sendo nesta equipa que pendurei as sapatilhas em definitivo.
Como treinador estou na quinta época desportiva, iniciei nos Iniciados da A.D. Serpinense onde estive uma época desportiva. Fui treinador da equipa feminina da A.D. Serpinense durante três épocas desportivas e atualmente estou a treinar a equipa feminina da A.C.Vilarinho.

AC Vilarinho 2012-2013

ARCA: Como surgiu a oportunidade de entrar no universo do Futsal Feminino?

Rui Ferreira: A minha entrada no Universo do Futsal Feminino surgiu quando decidi abandonar os iniciados da A.D. Serpinense e assumir um novo projeto. Esse projeto consistia em fazer uma equipa feminina na A.D. Serpinense. Para dar “asas” ao projeto, foi necessário recrutar jogadoras. Assim foi. O plantel era constituído por algumas jogadoras do então extinto Arouce Praia, de uma ou duas jogadoras do Bruscos e uma atleta da Académica, curiosamente também estes atualmente extintos.
No entanto, acompanho o Futsal Feminino em Coimbra não desde o seu início, mas desde o segundo ano de existência. Tudo isto tem sentido, na medida em que a minha namorada (atualmente esposa) começara a jogar Futsal no CF Santa Clara (Coimbra). A partir daí acompanhei sempre o Futsal Feminino e vivi bem de perto todas as emoções que esta Modalidade de Futsal (em especial o feminino) nos tem para oferecer, acompanhando o seu trajeto (Académica, Ribeirense, União de Coimbra, Arouce Praia, Mirandense, Bruscos).
Tentei sempre estar presente, apostei na minha formação, tirei o nível I e Nível II (atualmente Grau I e Grau II) de Treinador, até que experimentei treinar uma equipa feminina e sinceramente estou bastante contente com a experiência até aos dias de hoje.




Taça AFC conquistada na época 2011-2012 ao serviço do Serpinense consequentemente o seu primeiro troféu  

ARCA: Como vê o Futsal Feminino em Portugal?

Rui Ferreira: Em termos de organização, existe por parte das entidades competentes, um esforço para que esta modalidade evolua. No entanto, embora o Futsal Feminino em termos Taticos esteja bastante evoluído, vejo no Futebol 11 o maior entrave para esta modalidade evoluir, não por culpa dos clubes, mas sim dessas mesmas entidades que apesar de terem vontade na evolução do Futsal, projetam o Futebol como algo prioritário, e isso em nada beneficia o Futsal.


ARCA: Se manda-se ou tivesse oportunidade de mudar alguma coisa, o que mudava no futsal feminino no distrito de Coimbra e em Portugal?

Rui Ferreira: Essa é uma questão difícil … Mas vou deixar algumas ideias: Em Coimbra uma lei que obrigaria os clubes a ter equipa feminina caso quisessem ter equipa masculina; Em Portugal algo que eu mudava definitivamente era a alteração das idades impostas para esta época que em muito veio prejudicar os clubes, mas principalmente as atletas que são no fim de contas as verdadeiras heroínas neste Desporto; em relação às atletas que representam a Seleção no Futsal e no Futebol era algo que proibiria de imediato.


ARCA: Qual a sua opinião sobre o torneio inter-associações?

Rui Ferreira: Eu considero o Torneio Inter-associações bastante positivo desde que haja pessoas com grande conhecimento sobre o futsal feminino à frente dessas Seleções, pois trata-se de um torneio para verificar o trabalho de todas as Associações envolvidas, nomeadamente o trabalho desenvolvido nos clubes.


ARCA: Concorda com a medida que saiu recentemente sobre a possibilidade de já na próxima época se realizar um Campeonato Nacional? E porque?

Rui Ferreira: É claro que concordo, pois se defendemos a evolução do Futsal Feminino, essa evolução só se consegue com campeonatos ao mais alto nível onde vão estar presentes as melhores equipas e as melhores jogadoras a nível nacional. Quem quiser chegar a esse campeonato nacional vai ter que trabalhar a sério, mas a modalidade só tem a ganhar.


ARCA: Agora que o IIIº Mundial de Futsal Feminino que se realizou em Oliveira de Azeméis terminou ficando a nossa selecção no honroso 2º lugar o que tem a dizer sobre o tema?

Rui Ferreira: Sinceramente, se formos a comparar os competitivos campeonatos onde jogam as atletas das outras seleções, só posso dizer bem da nossa Seleção: honraram a camisola das quinas e foram um orgulho para todos os portugueses. Parabéns a elas e em especial à Sara Fatia, atleta que foi formada no Campeonato de Coimbra (São Tomé e Vilaverdense). Espero que ela regresse rapidamente a uma equipa de Coimbra, pois o nosso distrito necessita das melhores jogadoras para mostrar às outras Associações que temos qualidade.


ARCA: Por fim gostaria de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Rui Ferreira: Queria dizer que todos nós temos o direito de termos as nossas opiniões, podemos criticar desde que se saibamos como o fazer e o Futsal Feminino merece críticas construtivas. Só assim haverá evolução e as pessoas envolvidas, desde, atletas, treinadores e diretores até andariam com outro ânimo neste desporto que é de todos nós.

Gostava de agradecer o convite para esta entrevista pois a mim muito me agrada este tipo de iniciativas. Demonstram o reconhecimento de todo o trabalho por mim desenvolvido para a evolução do Futsal feminino em Coimbra.







Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra.

Entrevista efetuada pela colaboradora Ariana Ferreira








1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Rui sem duvida o melhor treinador do campeonato feminino