Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Entrevista à atleta Liane Henriques (AD Serpinense)




ADN

Nome: Liane Andreia Coimbra Henriques

Clubes: Grupo Desportivo Arouce Praia; Associação Desportiva Serpinense

Selecção: Selecção distrital: Torneio Protocolar Inter-Associações Sub/19 – Femininos – Futsal (Vila da Tocha - 21 e 22 de Novembro de 2009); Torneio Nacional Fase Zonal – Inter-Associações Sub/19 – Femininos – Futsal (Mortágua - 4, 5 e 6 de Dezembro de 2009); XI Torneio Nacional – Inter-Associações Sub/19 – Femininos – Futsal (Lisboa – 18, 19 e 20 de Dezembro de 2009); Torneio Inter-Associações Sub/17 de Futsal Feminino (Porto de Mós – 8 de Maio de 2010); Torneio Nacional Fase Zonal – Inter-Associações de Futsal Feminino Sénior (Oliveira de Azeméis – 28, 29 e 30 de Setembro de 2012)

Palmarés: Associação Desportiva Serpinense: Taça A.F. Coimbra – Futsal Sénior Feminino – Época 2011/2012
Seleção Distrital de Coimbra: Torneio Protocolar Inter-Associações Sub/19 – Femininos – Futsal (Vila da Tocha - 21 e 22 de Novembro de 2009) – 1ª Classificada; XI Torneio Nacional – Inter-Associações Sub/19 – Femininos – Futsal (Lisboa – 18, 19 e 20 de Dezembro de 2009) – 2ª Classificada; Torneio Inter-Associações Sub/17 de Futsal Feminino (Porto de Mós – 8 de Maio de 2010) – 3ª Classificada


Hoje o Blog ARCA - Futsal Feminino em Coimbra, teve a honra de entrevistar a atleta Liane Henriques, da equipa AD Serpinense.

Fiquemos então com algumas das suas palavras



ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Liane Henriques: O gosto pela bola já vem desde a minha infância. Como na minha família só haviam rapazes da minha idade, o nosso passatempo era praticamente jogar à bola. Na escola, em todos os intervalos era sempre uma grande correria para o campo de jogos. Frequentei o Desporto Escolar da minha escola, representando-a na prática de Futsal e foi aí que comecei a gostar de praticar esta modalidade desportiva.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?

Liane Henriques: Comecei a jogar futsal em 2007, representando o Grupo Desportivo Arouce Praia. Na época de 2008/2009 continuei o meu percurso neste clube. O meu treinador nessa altura era o Tiago Gonçalves. Depois, com o fim do escalão Feminino neste clube, e já sob o comando do treinador Rui Ferreira, fui representar a Associação Desportiva Serpinense, onde permaneço até hoje. Represento este clube há já 4 anos. O treinador da época desportiva 2012/2013 é o Cláudio Simões.



Serpinense 12/13

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Liane Henriques: Pratico esta modalidade há 6 anos.






ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?

Liane Henriques: A minha primeira chamada à selecção distrital da Associação de Futebol de Coimbra deu-se em 2009, no Torneio Protocolar Inter-Associações Sub/19 – Femininos – Futsal, realizado na Vila da Tocha, nos dias 21 e 22 de Novembro de 2009. Mais tarde, participei no Torneio Nacional Fase Zonal – Inter-Associações Sub/19 – Femininos – Futsal, que se realizou em Mortágua, nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2009. Ainda nesse ano, representei a A.F. Coimbra no XI Torneio Nacional – Inter-Associações Sub/19 – Femininos – Futsal, realizado em Lisboa, de 18 a 20 de Dezembro de 2009.
Em 2010 participei no Torneio Inter-Associações Sub/17 de Futsal Feminino, realizado em Porto de Mós, no dia 8 de Maio de 2010.
No ano de 2012 tornei a representar a A.F. Coimbra no Torneio Nacional Fase Zonal – Inter-Associações de Futsal Feminino Sénior, que se realizou em Oliveira de Azeméis, nos dias 28, 29 e 30 de Setembro de 2012.

ARCA: Agora com o regresso da selecção distrital e o surgimento do campeonato nacional, o que tens a dizer sobre isto?

Liane Henriques: Acho que é com este tipo de iniciativas e de aprovações por parte da Federação Portuguesa de Futebol, que o Futsal vai ganhar mais atletas, mais adeptos e consequentemente, que vai ser mais valorizado por todos. Só com o desenvolvimento de novas ideias e iniciativas e com o esforço de muitos, é que conseguimos tirar algum proveito face à Federação que temos. No entanto, vejo a criação de um Campeonato Nacional e a Taça de Portugal Sénior, a realizar na época de 2013/2014, com bons olhos. A aprovação de uma Supertaça na temporada de 2014/2015, a reformulação actual da Taça Nacional e o surgimento de um Torneio Inter-Associações Sub 19/20 na época 2012/2013 são alguns passos que já conseguimos alcançar. Apoio e agradeço às pessoas que se esforçam por haver em Portugal um Futsal melhor, um Futsal de todos e para todos.

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Liane Henriques: Penso que o Futsal Feminino está a ganhar uma nova forma de ser visto pelos portugueses, no entanto ainda é muito pouco divulgado pelos meios de comunicação face ao Futsal Masculino. Contudo, e generalizando, acho que deviam existir mais apoios ao Futsal, para que este conseguisse ganhar mais reconhecimento pela sociedade. Não devia haver apenas reconhecimento em grandes competições, como o Torneio Mundial de Futsal Feminino, realizado este ano em Oliveira de Azeméis. Na minha opinião, também os encontros nacionais deveriam ter transmissão na televisão portuguesa e não apenas os maiores acontecimentos desportivos. Está na altura do Futsal ganhar algum privilégio e cabe às associações darem o primeiro passo para isso acontecer.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Liane Henriques: Por último, gostaria de dizer ao blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra e a todos os seus seguidores que não deixem de apoiar o Futsal Feminino em Portugal, pois o nosso país está cheio de talentos e que devem ser divulgados. Hoje em dia, já se vê as pessoas darem um pouco mais de valor ao Futsal Feminino e até mesmo ao próprio Futsal, mas há que continuar a desenvolver o trabalho até aqui já alcançado, para que cada vez mais o Futsal ganhe “espaço” perante a população portuguesa. Um apoio a todos os desportos é fundamental para que a sociedade cresça a nível desportivo. Vamos apoiar novas modalidades, vamos apoiar o Futsal em Portugal!




Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efectuada pela colaboradora Ana Rita Santos
























3 comentários:

Azevedo disse...

grande atleta esta nossa Liane!!!gostiiii...

Anónimo disse...

No Palmarés falta ainda:
Associação Desportiva Serpinense: 3.º Lugar na A.F. Coimbra – Futsal Sénior Feminino – Época 2011/2012

Anónimo disse...

Obrigada Susaninha! Agora vou esperar pela tua entrevista também! :D Gosto muito de ti! ;)
Beijinhos *.*

Liane