Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Entrevista à atleta Isa Fontes (CD Ourentã)



ADN

Nome: Isa Carolina Pereira Fontes Antunes

Clubes: Associação Atlética de Arganil, União Recreativa Sarzedense, PRODECO, Clube Desportivo Ourentã

Selecção distrital: Selecção Distrital Feminina da AF Coimbra Sub-19 (2007 a 2010), Selecção Distrital Feminina da AF Coimbra Sénior (2012)

Palmarés: Vencedora do Torneio Protocolar e Vice-Campeã Nacional pela Selecção Distrital Feminina da AF Coimbra Sub-19 na época 2009/2010



Hoje o Blog ARCA - Futsal Feminino em Coimbra, teve a honra de entrevistar a atleta Isa Antunes, da equipa CD. Ourentã.
Fiquemos então com algumas das suas palavras




ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Isa Antunes: O meu gosto pelo futebol a nível geral vem desde que me lembro de existir. Toda a minha família era ligada ao clube da terra e foi algo com que sempre cresci. Iniciei-me no futebol 7 misto no Grupo Desportivo Tourizense com 9 anos, e permaneci até aos 12, que era a idade limite para as meninas poderem jogar. Após isso surgiu a oportunidade de ingressar numa equipa de futsal que se iria iniciar naquele ano, a Associação Atlética de Arganil e foi assim que começou o meu percurso e gosto pelo futsal, modalidade pela qual me apaixonei e sem a qual me é muito difícil imaginar.



ARCA: Que percurso efetuas-te no futsal até aos dias de hoje?

Isa Antunes: Como acima referi, iniciei o meu percurso no futsal na Associação Atlética de Arganil, a qual viria a mudar de nome uma época mais tarde para União Recreativa Sarzedense. Por lá fiquei 3 épocas, até dar o salto para a PRODECO, hoje extinta, e onde fui atleta durante 2 anos. Posteriormente e até aos dias de hoje, juntei-me ao Clube Desportivo Ourentã, onde cumpro esta temporada 3 anos com a equipa. Durante todos estes anos passei também pela Selecção Distrital Feminina de Coimbra sub-19 de 2007 a 2010 e sénior em 2012.



CD Ourentã 2012/2013



ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Isa Antunes: Pratico futsal desde os 12 anos, portanto, à 8 anos.




ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?

Isa Antunes: A minha primeira chamada à selecção foi com 15 anos. Infelizmente nesse primeiro ano não pude participar nos torneios por não ter idade suficiente. Desde esse ano, continuei a ser chamada e já com idade suficiente, participei em todos os Torneios Protocolares e Inter-Associações realizados pela Associação de Futebol de Coimbra no escalão de sub-19 desde 2008 até 2010. Neste último ano sagramo-nos vencedoras do Torneio Protocolar realizado no nosso distrito (Tocha) e meses mais tarde, Vice-campeãs Nacionais no Inter-Associações, feitos estes nunca alcançados antes da história da AFC.
Posteriormente conto com a chamada à Selecção Distrital Sénior neste ano passado de 2012, onde participámos no Inter-Associações em Oliveira de Azeméis.


ARCA: Agora com o regresso da selecção distrital e o surgimento do campeonato nacional, o que tens a dizer sobre isto?

Isa Antunes: Ambas não podiam ter vindo em melhor altura! Quanto ao regresso da Selecção Distrital foi uma satisfação enorme. Depois de terem terminado com a sub-19, foi um grande alento e uma alegria muito grande quer a nível pessoal e creio que para todo o distrito. É uma óptima forma de mostrar ao país a qualidade do futsal feminino em Coimbra e claro, mais uma enorme ajuda para o crescimento do futsal em Portugal. Quanto ao surgimento do campeonato nacional, julgo que o futsal feminino já merecia! É mais um grande passo em frente nesta luta pela divulgação e maior visibilidade da modalidade, e acredito que é também mais uma enorme ajuda para que o futsal feminino em Portugal passe a ter o respeito que realmente merece!


ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Isa Antunes: Vai-se caminhando. É desta forma que acredito que o futsal feminino no nosso país vai. Na altura em que comecei a jogar julgo não haver a nível geral metade do conhecimento pela modalidade que há nos dias de hoje. Os apoios eram mínimos, a visibilidade ainda reduzida e era mais difícil progredir fosse a que nível fosse. Por outro lado, havia na altura muito mais equipas a competir, e vem-se verificado ao longo dos anos que de ano para ano mais equipas desistem, quer seja por falta de verbas ou outros motivos. Mas julgo que a nível geral está a ser feito um bom trabalho. Nem sempre pelas entidades competentes pela modalidade mas sim por pessoas que se chegam à frente e lutam por dar uma maior visibilidade ao nosso futsal, quer seja através de blogues, de iniciativas como o Jogo das Raparigas, entre outros. O caminho pode estar a ser feito devagar, mas está e continuará a dar frutos.


ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Isa Antunes: Continuem a visitar o blog e a pôr-se a par de todas as novidades do futsal do nosso Distrito. É um projecto recente mas felizmente para todas nós têm vindo a realizar um bom trabalho.
Para além disto, continuem a lutar por aquilo em que acreditam.
Continuem a lutar por dignificar a modalidade que amam.
Podemos não ser muitas mas se todas remarmos na mesma direcção, juntas    conseguiremos provar ao País que no feminino em Coimbra também se joga muito e bem!








Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

3 comentários:

Anónimo disse...

2a pergunta - "efectuaste" e não "efetuas-te"!

Anónimo disse...

2a pergunta - "efectuaste" e não "efetuas-te"!

tb não é assim

é "efetuaste"

Anónimo disse...

Grande Isinha *.*
És um orgulho <3