Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Entrevista à atleta Fátima Carvalho (SC Ribeirense)






ADN
Nome: Maria de Fátima Martins Carvalho
Clubes: Bruscos, Prodeco, Santa Clara e Ribeirense
Selecção Distrital: Fui chamada na época 2005/2006, no escalão sub-19 e até ter feito os 19 anos



Hoje o Blog ARCA - Futsal Feminino em Coimbra, teve a honra de entrevistar a atleta Fátima Carvalho, da equipa SC Ribeirense.

Fiquemos então com algumas das suas palavras



ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Fátima Carvalho: O futsal surge desde pequena, recordo que era a única rapariga a jogar a bola na escola primária, desde sempre considerei a bola uma grande amiga…Comecei a jogar mais a serio num torneio do concelho que ainda hoje se realiza, e ai surgiu o convite para entrar no campeonato distrital, com 14 anos, aceitei e foi uma escolha que jamais me arrependerei.
Bruscos - Primeiro clube que representou

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Fátima Carvalho: O primeiro clube que representei foi o CCR BRUSCOS na época 2004/2005,clube no qual aprendi muito e se hoje sou o que sou deve-se em grande parte as 5 épocas la passadas….Representei depois a Prodeco na época 2010/2011, o Santa Clara na época seguinte e de momento o clube actual Ribeirense.

SC Ribeirense 2012 / 2013

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Fátima Carvalho: Pratico esta modalidade há 8 anos!

ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?
Fátima Carvalho: A nível da selecção distrital orgulho-me de a ter representado, aprendi muito com as minhas colegas e com os treinadores. É muito bom quando vamos para torneios representar o nosso distrito dando sempre o máximo e com o objectivo de alcançar sempre a melhor posição! Recordo que ganhámos o torneio protocolar realizado no Porto e conseguimos a 4ªposiçao no torneio nacional disputado em Fátima, na época de 2005/2006.

ARCA: Agora com o regresso da selecção distrital e o surgimento do campeonato nacional, o que tens a dizer sobre isto?
Fátima Carvalho: Quanto ao regresso da selecção feminina acho muito bem claro, estamos num campeonato em que existe grande qualidade de jogadoras e pessoas capazes de pegar nas melhores atletas e fazer uma grande selecção. Cria também as jogadoras um factor extra de motivação, no qual terá de haver um esforço acrescido para ser recompensado com a chamada a essa selecção.

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Fátima Carvalho: Gostaria de responder de uma outra maneira a esta pergunta, mas infelizmente a resposta não é a desejada…considero que faltam muitos apoios ao futsal feminino, o que acho absurdo. Existem jogadoras muito boas que em muito fazem ver a alguns rapazes, mas o futebol sempre foi visto como sendo um desporto masculino e ainda hoje não conseguem ver que há muita qualidade no nosso futsal e acredito que vibramos muito mais e sentimos muito mais orgulho naquilo que fazemos, porque queremos chegar longe, queremos mostrar a quem não quer ver, que jogamos, que brilhamos e que também podemos dar muitas alegrias a este Portugal. Sinceramente, acredito e espero que as mentalidades mudem e que o futsal feminino possa crescer!


ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?
Fátima Carvalho: Sim, gostaria de agradecer todo o trabalho realizado. Gerir um blog não é tão fácil quanto parece. Dou os meus parabéns e desde já também agradeço o facto de me terem dado a honra de contribuir para este mesmo blog.




Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efectuada pela colaboradora Ana Rita Santos
















1 comentário:

Maria E disse...

Grande jogadora,grande exemplo :)sempre contigo*
Ester*