Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Entrevista à atleta Patrícia Tinoco (AJED Tocha)




DNA
Nome: Patrícia Alexandra de Jesus Tinoco

Clubes: C.A.C.Tojeiro ; AJEDCTocha

Selecção distrital: Selecção distrital feminina de Coimbra sub-17 (2010)

Palmarés: Vencedora da Taça de Encerramento AFC

ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Patrícia Tinoco: Desde pequena sempre fui incentivada a jogar futsal, principalmente, por familiares que também praticavam a modalidade. Durante a minha infância jogava com os rapazes mas, visto que era a única miúda que jogava, tinha sempre de sair do jogo pois eles não me passavam a bola J O que nunca me levou a desistir foi a vontade de jogar tão bem ou melhor que os rapazes.

ARCA: Que percurso efectuaste no futsal até aos dias de hoje?
Patrícia Tinoco: Comecei a jogar aos 12 anos na equipa feminina do C.A.C.T.O., que hoje já não participa no campeonato e aos 14 anos fui para a AJEDCTocha onde permaneço.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Patrícia Tinoco: Pratico esta modalidade á cerca de 8 anos.

AJED Tocha 2013/2014

ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?
Patrícia Tinoco: Em 2010 representei Coimbra num torneio sub-17 em Leiria onde obtivemos o 3º lugar.

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?
Patrícia Tinoco: Escolhi esta modalidade pelo facto de ser a modalidade com que mais me identificava não só pelo nível de competitividade, pelo espirito de grupo numa equipa e acima de tudo por ser um desporto saudável.

ARCA: Quais são os teus objectivos nesta modalidade?
Patrícia Tinoco: Os meus principais objectivos são continuar a evoluir técnica e tacticamente em termos individuais e colectivos e também chegar, junto com a minha equipa, ao campeonato nacional.


AJED Tocha 2013/2014
 Na foto a atleta entrevistada é a Nº5
ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?
Patrícia Tinoco: Neste momento, penso que o campeonato distrital da AFC é “pobre” em relação ao número de equipas participantes e carece de camadas mais jovens.

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Patrícia Tinoco: O torneio inter-associaçoes e o 1º campeonato nacional são sem dúvida uma marca da evolução da nossa modalidade. Isto implica mais competitividade, mais qualidade e também, para nós nas distritais, um alento para progredir e chegar a estas competições. Assim é com bons olhos que vejo o aparecer destas competições.

AJED Tocha 2013/2014 -  Na foto a atleta entrevistada está na fila de baixo , da esquerda para a direita, a  primeira atleta

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Patrícia Tinoco: Em Portugal, ultimamente, nota-se uma evolução no futsal feminino mas penso que ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar novas metas.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Patrícia Tinoco: Para terminar, eu como jogadora e adepta de futsal, apelo a todos os amantes desta modalidade que assistam a mais jogos visto que na maioria deles o público é escasso. Para todos os jogadores, e principalmente no feminino, o apoio é fundamental.


Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra



Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

2ª Fase - Manutenção / Descida -> Campeonato Nacional -> 1ª Jornada


Zona Sul

01-03-2014

16H Padernense 3-3 CD Fátima

16:30H Ourentã 0-3 SR Estrelas do Feijó
* Pavilhão Gimnodesportivo - Covões




Antevisão CF Santa Clara - AD Serpinense





Em semana de jogo do título do Campeonato Distrital Senior Feminino de Futsal, estivemos à conversa com os dois treinadores das equipas que irão entrar em campo no próximo Sábado: AD Serpinense e CF Santa Clara. Quisemos saber quais as expectativas que ambas as equipas tinham para a derradeira partida do campeonato. A ambos agradecemos a amabilidade por partilharem o seu testemunho , permitindo à modalidade continuar a crescer e a cativar cada vez mais os seus amantes.



Começamos por falar com o treinador da equipa Senior Feminina da Associação Desportiva Serpinense (ADS). Cláudio Simões, treinador da ADS, mostrou-se ambicioso , mas acima de tudo, mostrou respeito pelo adversário . 

Boa noite Cláudio. Quais são as expectativas da Associação Desportiva Serpinense para a derradeira partida do campeonato?

Cláudio (AD Serpinense): As expectativas são grandes, espero um bom jogo de futsal entre duas equipas que na minha opinião merecem estar na posição que estão. Quanto a nós iremos abordar o jogo com a máxima concentração e respeito pelo adversário e tentar impor o nosso jogo. Iremos jogar para ganhar como sempre entramos em todos os jogos. Para o Serpinense está muito em jogo, um objectivo traçado por nós e que esta equipa nunca alcançou. Ganhar o campeonato é o nosso desejo e é com esse pensamento que vamos entrar em campo para o conseguir. 

De que forma vos pode ser atribuído o favoritismo na partida, dado serem a equipa que matematicamente está mais perto do título?

Cláudio (AD Serpinense) Fomos uma equipa que estivemos sempre na frente do campeonato, a única que ainda não perdeu, já vencemos o Santa Clara esta época, e podemos ter algum favoritismo mas na minha opinião é errado pegar nestes pontos e pensar que com isto o jogo está ganho. Teremos que mostrar dentro de campo que somos melhores e que merecemos a nossa posição. Não iremos jogar contra uma equipa qualquer, o Santa Clara já mostrou em Serpins que apesar da derrota tem uma excelente equipa e que nos criou grandes dificuldades. Por isso merece todo o nosso respeito. Sabemos da nossa vantagem mas como disse não vamos ter outro pensamento que não seja a vitória.

Em seguida, fomos até à margem esquerda do mondego . Estivemos à conversa com Luís Nuno, treinador do CF Santa Clara. O treinador da equipa do Santa Clara transmitiu a ideia de dever cumprido , mas ao mesmo tempo, o desejo de terminar o campeonato em primeiro lugar.

Boa noite Luís. Quais as expectativas do CF Santa Clara para o jogo do título?

Luís (CF Santa Clara): Não é a primeira vez que nos vemos diante de grandes desafios. No início desta época mudámos os nossos princípios de jogo e construímos um modelo de raiz. 
A nossa equipa encara este jogo com o sentimento de dever cumprido. Para sermos campeões temos que ganhar por 3 golos. Sabemos que é muito difícil, mas que não é impossível! Vamos jogar com muito entusiasmo e por esse objectivo.
Até que ponto o facto de jogarem em casa pode pesar a vosso favor?
Luís (CF Santa Clara): Gostamos de jogar em casa, mas dadas as circunstâncias não somos favoritos.


Finalizados os testemunhos, regressamos à base. Desejamos às duas equipas uma grande partida de futsal, com casa cheia e que no final o fair play seja nota dominante dentro e fora de campo.
Até Sábado: 18h00 CF Santa Clara – AD Serpinense 
Pavilhão do CF Santa Clara - Coimbra




Retirado da Página Serpinense:

https://www.facebook.com/114714095253906/photos/a.114822778576371.17463.114714095253906/665175676874409/?type=1&theater

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

26ª Jornada - Divisão de Honra -> Futsal Feminino



01-03-2014



16:00 GR Casal 3-7 GD Tabuense
Marcadoras Casal: Rita Lopes (3)
Marcadoras Tabuense: Cláudia Santos (2) , Jacinta (2) , Susana , Inês Lopes , Inês Dinis


16:00 CA Gândaras 0-4 AC Vilarinho
Marcadoras Vilarinho: Mariana Gandarez , Tifani , Paula Gonçalves , Vanessa


16:00 SC Conimbricense - AJED Tocha
Adiado por piso impraticável 


16:00 UC Chelo 0-4 SC Ribeirense
Marcadoras Ribeirense: Raquel Mota (2) , Dalila Dinis , Cláudia Gouveia

16:00 CDR Penelense - Académica Coimbra/ SF
* Adiado por piso impraticável

18:00 CF Santa Clara - AD  Serpinense
* Adiado por piso impraticável


Folga: Granja Ulmeiro

04-03-2014

21:00 CF Santa Clara 0-1 AD Serpinense
Marcadora Serpinense: Auto-Golo

06-03-2014

21:00 CDR Penelense 1-8 Académica Coimbra/ SF
Marcadora Penelense: Tânia Luís
Marcadoras Académica: Jéssica Neves (2) , Ana Catarina Mendes (2) , Márcia Magalhães , Ana Xavier , Anadize , Catarina

09-03-2014

17:00 SC Conimbricense 8-6 AJED Tocha
Marcadoras Conimbricense: Ana Castro (3) , Andreia Marques (3) , Olga Lopes , Sofia Cacilhas
Marcadoras Tocha: Ana Luísa (3) , Inês (2) , Juka 





Link Lista de Melhores Marcadoras

http://arcafutsalfemininoemcoimbra.blogspot.pt/2013/12/lista-de-melhores-marcadoras-parte-ii.html





terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Entrevista à atleta Tânia Luís (CDR Penelense)





DNA

Nome: Tânia Sofia França Luís 

Clubes: Foz de Arouce; Serpinense; Espinhal; Penelense.




ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Tânia Luís: Desde criança sempre gostei de futsal, costumava jogar com os amigos no recinto desportivo onde moro e participava em torneios escolares. A partir do momento em que comecei a competir isso fez aumentar ainda mais o meu gosto pelo futsal.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Tânia Luís: O meu percurso começou no Foz de Arouce, no qual joguei durante uma época. Na época seguinte joguei no Serpinense, onde estive também durante uma época. Joguei ainda uma época na Associação E Espinhal (2008/2009) e na época 2010/2011 comecei a jogar pelo CDR Penelense onde permaneço actualmente.

CDR Penelense 2013/2014


ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Tânia Luís: Pratico esta modalidade à cerca de 7 anos.

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?

Tânia Luís: Sempre gostei de praticar desporto, essencialmente os de caráter colectivo. Sempre fui bastante competitiva e tento sempre dar o meu melhor em prol da equipa e o futsal foi o que me despertou maior interesse.

ARCA: Quais são os teus objectivos nesta modalidade?

Tânia Luís: Os meus objectivos passam por conseguir evoluir época após época, pois como sabemos a experiência vai-se adquirindo e é fundamental para ganharmos maturidade e confiança dentro de campo. Espero manter este espírito competitivo, tentar sempre dar o meu melhor para poder ajudar a equipa a alcançar os objetivos que vão sendo delineados.

É Espinhal 2008/2009 Na foto a atleta entrevistada está na fila de cima , da esquerda para a direita, a  segunda atleta

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?

Tânia Luís: O campeonato tem sem dúvida equipas com muita qualidade, umas mais fortes que outras. No entanto, no meu ponto de vista todas elas desde o primeiro ao último lugar têm o seu ponto sorte, nem que seja pela força e garra de nunca baixarem a cabeça e tentarem sempre fazer melhor. Este é um aspeto bastante importante e quero chamar a atenção para mesmo as equipas com resultados menos bons, não desistirem, para continuarem a trabalhar porque todas têm o seu valor. Falando um pouco mais sobre o campeonato, este tem vindo a evoluir de ano para ano e este ano em particular o campeonato tornou-se mais competitivo devido ao aumento do nº de equipas. Esperemos que este facto se mantenha não só para enriquecer o campeonato mas também para que cada vez mais o futsal ganhe mais importância.

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?

Tânia Luís: No que respeita ao torneio Inter Associações penso que é importante para demonstrar a qualidade existente em cada distrito. É uma forma de o trabalho realizado por cada equipa ser valorizado e reconhecido por outras associações. Relativamente ao 1º Campeonato Nacional penso que é uma mais valia, pois permite uma maior visibilidade do futsal feminino e para além disso possibilita às equipas que estão no campeonato distrital lutarem por mais um objetivo, que é o de poderem ingressar no campeonato nacional.  

CDR Penelense 2013/2014 Na foto a atleta entrevistada está na fila de baixo , da esquerda para a direita, a  primeira atleta

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Tânia Luís: Na minha opinião penso que a nível nacional ainda dão pouca importância ao futsal feminino. Há bastantes equipas com qualidade mas a sua imagem não está tão bem divulgada comparado com o masculino. Poderia haver um maior esforço por parte de todas as associações de futebol e até da própria FPF para melhorar este ponto. A única imagem relevante que o futsal feminino apresenta é a nível de selecção onde conseguimos acompanhar a prestação das nossas colegas, esforçando-se para demonstrar a qualidade existente no nosso país, por que a nível nacional não conseguimos acompanhar praticamente nada, a única possibilidade é através de sites e blogs na internet.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?


Tânia Luís: Quero em primeiro lugar agradecer o convite feito pela ARCA – futsal feminino e felicitá-la pelo trabalho que tem realizado, permitindo aos seus seguidores estarem sempre actualizados, sendo também uma forma de divulgação do Futsal Feminino do Distrito de Coimbra. Gostaria por último de chamar a atenção para todo o trabalho realizado pelos diversos clubes, incluindo jogadoras, treinadores, toda a equipa técnica, bem como directores e apoiantes. Por vezes esquecemo-nos de todo este trabalho que está “por detrás” e que requer bastante esforço e alguns sacrifícios de forma a que as coisas corram sempre da melhor maneira possível. Pedia assim, para os apoiantes das várias equipas saírem de casa e irem apoiar os seus clubes, para aqueles que já o fazem, continuarem, pois é uma forma de dignificar e enaltecer todo o trabalho que vai sendo realizado durante a época. Este apoio é também importante, na medida em que é um reforço para as atletas que estão em campo sentirem-se apoiadas e ainda mais motivadas.   



Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra



Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Antevisão da Taça de Portugal pela atleta Rita Leal (CD Ourentã)




5.ª Eliminatória da Taça de Portugal – Futsal Feminino
Sábado – 22/02/2014

16H (AF Lisboa) Sporting x Ourentã
                                         ----------------------------------------------------------------

Rita Leal - CD Ourentã


Este sábado vamos disputar os oitavos de final da Taça de Portugal contra o Sporting. Uma deslocação que prevemos difícil e disputada pois ambas as equipas ambicionam seguir em frente na competição. O Sporting apesar de ser o seu primeiro ano de competição já deu provas da sua qualidade quer pelo seu desempenho no campeonato quer por na fase anterior da Taça ter eliminado uma equipa que se encontra a disputar o Campeonato Nacional. Da nossa parte vamos procurar impor o nosso jogo, concretizar o maior número de vezes e seguir em frente na competição. Acima de tudo, espero que seja um bom espectáculo de futsal.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Calendário V Eliminatória - Taça de Portugal


22-02-2014

16H Sporting  6–1 Ourentã


16H  Caranguejeira 1-3 Estrelas do Feijó 

17H Univ. Évora 0-1 Santa Luzia 

17:45H FC Vermoim 0-4 Quinta dos Lombos

18H Novasemente 1-4 Benfica

19H Veiros 6-4 Padernense


23-02-2014

15:00H Leões PS 5-2 Jovem Mogege

18H Ossela 3-6 Restauradores Avintenses

25ª Jornada - Divisão de Honra -> Futsal Feminino


22-02-2014



16:00 SC Ribeirense 14-0 GR Casal
Marcadoras Ribeirense: Dalila (6) , Inês Pinto (4) , Fátima Carvalho , Raquel Mota , Isa , Filipa Fifas

16:00 GD Tabuense 2-0 CA Gândaras
* Pavilhão Espariz 
Marcadoras Tabuense: Jacinta , Inês Lopes

16:00 Granja Ulmeiro 0-1 SC Conimbricense 
Marcadora Conimbricense: Ana Castro

16:00 AJED Tocha 10-0 UC Chelo 
Marcadoras Tocha: Inês (3) , Tanusca (2) , Juka (2) , Ana Luísa , Lisa , Joana Regadas


16:00 Académica Coimbra/ SF 0-4 CF Santa Clara
Marcadoras Santa Clara: Camila (3) , Mariana S

16:00 AC Vilarinho 11-1 CDR Penelense
Marcadoras Vilarinho: Marisa (3) , Tifani (2) , Andreia Dallot (2) , Ângela (2) , Rute , Mariana
Marcadora Penelense: Rita Simões


Folga:   AD  Serpinense




Link: Lista Melhores Marcadoras

http://arcafutsalfemininoemcoimbra.blogspot.pt/2013/12/lista-de-melhores-marcadoras-parte-ii.html


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Taça Distrital AF Coimbra - Final Four



Hoje, pelas 18h realizou-se na sede da Associação de Futebol de Coimbra, o sorteio da respectiva prova, na qual ditou que:


Será realizada no Pavilhão Municipal de Poiares e contará com a presença das equipas de AC Vilarinho; AD Serpinense; CDR Penelense e CF Santa Clara que irão disputar os seguintes jogos: 

Jogos: 

15H AC Vilarinho - AD Serpinense

17H CDR Penelense - CF Santa Clara


E será realizada nos respectivos dias:

Meia-Final -> 8 de Março de 2014

Final - 9 de Março de 2014




Campeonato Nacional - Fase de Manutenção e Descidas -> Sorteio


Zona Sul
1. Fátima
2. Padernense
3. Ourentã
4. Estrelas do Feijó

Matriz de jogos
1ª jornada (01.03.2014): 2-1 e 3-4;
2ª jornada (08.03.2014): 1-3 e 4-2;
3ª jornada (15.03.2014): 4-1 e 3-2;
4ª jornada (22.03.2014): 1-2 e 4-3;
5ª jornada (05.04.2014): 3-1 e 2-4;
6ª jornada (12.04.2014): 1-4 e 2-3.

Fonte: http://www.fpf.pt/detalhenoticia/tabid/128/ArticleId/6118/language/pt-PT/Decisoes-a-vista.aspx

1ª Jornada 
Ourentã - Estrelas do Feijó
2ª Jornada 
Fátima - Ourentã
3ª Jornada 
Ourentã - Padernense
4ª Jornada 
Estrelas do Feijó - Ourentã
5ª Jornada 
Ourentã - Fátima
6ª Jornada 
Padernense - Ourentã

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Entrevista à atleta Xana Gonçalves (CDR Penelense)




DNA
Nome: Paula Alexandra Teixeira Gonçalves (Xana)

Clubes:
- Associação E Espinhal (2008/2009)

- Clube Desportivo e Recreativo Penelense (2010/2014)      

Palmarés:

Futebol 7:

-1º Lugar no Campeonato Nacional Universitário de Futebol 7 pela AAC (2010/2011), o que levou à participação no Campeonato Europeu Universitário realizado na Turquia no qual ficamos classificados em 8º lugar.

Futsal:

- Participação na “ Final Four” da Taça da AFC pelo CDR Penelense na época de 2011/2012
Karaté Shukokai:

- 1º Lugar no I Torneio de Penela de Karaté Shukokai (Dez 2003) - Kumite Equipa Cadetes Femininos

-2º Lugar no campeonato nacional de Karaté Shukokai em Sever do Vouga 2003 – Kumite equipa cadetes femininos

-3º Lugar no campeonato nacional de Karaté Shukokai em Sever do Vouga 2003 – Kumite Individual cadetes femininos

- 1º Lugar no campeonato nacional de Karaté Shukokai na Lousã Abril de 2004 – Kumite individual cadetes femininos

- 1º Lugar no campeonato nacional de Karaté Shukokai na Lousã abril de 2004 – Kumite equipa cadetes femininos



ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Xana Gonçalves: O interesse pelo futsal surgiu com o gosto pelo Desporto em geral, ou seja desde criança. “Jogar à bola” sempre fez parte do meu dia-a-dia, desde as “futeboladas” no intervalo das aulas, aos torneios inter-turmas da escola e também em casa com os amigos que viviam por perto. O gosto por esta modalidade propriamente dito foi-se construindo a partir do momento em que fui convidada para integrar uma equipa aqui no concelho de Penela. Como tinha entrado para faculdade e como estava sem nenhuma atividade física de momento, aceitei o desafio. Posso dizer que esta modalidade me cativou rapidamente, e penso ter tomado uma boa decisão!

ARCA: Que percurso efetuaste no futsal até aos dias de hoje?

Xana Gonçalves: Iniciei o meu percurso no futsal na Associação E Espinhal (2008/2009), que foi a primeira instituição do Concelho de Penela a formar uma equipa feminina. Na época seguinte, devido a vários fatores a Associação não conseguiu dar seguimento a este projeto, no entanto continuámos a treinar regularmente durante toda a época participando apenas em jogos amigáveis.
Felizmente o CDR Penelense decidiu dar continuidade ao projeto da equipa feminina, e na época 2010/2011 inscreveu pela primeira vez a equipa para competir no campeonato distrital da AFC, onde permanece atualmente.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Xana Gonçalves: Pratico esta modalidade há 5 anos.

CDR Penelense 2013/2014

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?

Xana Gonçalves: Durante o Ensino Básico simplesmente participava nos torneios escolares de futsal pois a modalidade federada que praticava era Karaté. Com a passagem para o Ensino Secundário, e consequentemente a falta de compatibilidade de horário para continuar a ir aos treinos deixei o karaté passando a integrar a equipa de voleibol do Desporto Escolar da Escola Secundária D. Duarte (Coimbra), na qual permaneci durante 4 anos consecutivos.
Com a entrada na Universidade e não podendo participar mais no Desporto Escolar, e com a criação da equipa feminina de futsal E. Espinhal surgiu a oportunidade de experimentar a modalidade, mantendo assim a minha condição física.

ARCA: Quais são os teus objetivos nesta modalidade?

Xana Gonçalves: Os meus objetivos passam por aprender e evoluir cada vez mais como atleta e como pessoa. Juntamente com isso, dar sempre o máximo nos treinos e em campo, sempre em prol da equipa para que juntas consigamos crescer como coletivo e assim evoluirmos gradualmente de jogo para jogo, e alcançar sempre os objetivos delineados no início de cada época. Só assim conseguimos dignificar o clube que representamos e agradecer de certa forma a aposta nesta equipa.


CDR Penelense 2013/2014
ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?

Xana Gonçalves: O Campeonato Distrital da AFC tem vindo a evoluir nos últimos anos, e com este aumento do nº de equipas inscritas é necessário que se mantenha esta tendência para que o futsal feminino possa vir a evoluir cada vez mais, e ter a visibilidade que merece.
Apesar de algum desequilíbrio entre as equipas (a vários níveis), a meu ver a tabela classificativa divide-se em dois polos. Quanto a isto, julgo ser fundamental salientar que em cada um deles já existe uma competição mais equilibrada com uma gradual evolução das equipas de jogo para jogo.


ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?

Xana Gonçalves: Considero que são duas iniciativas bastante importantes a vários níveis. O Torneio Inter-Associações é indispensável à formação das atletas permitindo-lhes ter uma experiência competitiva de elevada exigência e de acordo com o seu escalão etário. É também uma oportunidade de dar a conhecer o potencial de muitas atletas do distrito de Coimbra.
 Relativamente ao 1º Campeonato Nacional, a meu ver penso que demorou algum tempo a aparecer. É também uma competição com um elevado nível de exigência, sendo bastante motivador para que as equipas do campeonato distrital possam trabalhar de modo a poder ir mais além. Ou seja, é uma recompensa para as atletas da equipa campeã distrital pelo seu trabalho, esforço e dedicação e também para todos aqueles que estão envolvidos nesse projeto (direção, treinadores, massagistas e até mesmo a família). Neste sentido, devido ao nível exigência penso ser ainda uma oportunidade de as atletas aprenderem e evoluírem mais com cada jogo e com cada situação difícil com que se deparam, ajudando assim a ganhar mais alguma maturidade.

CDR Penelense 2013/2014 Na foto a atleta entrevistada está na fila de baixo , da esquerda para a direita, a  segunda atleta

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Xana Gonçalves: O Futsal Feminino tem vindo a evoluir nos últimos anos, mas penso ainda existir algumas lacunas que podem levar ao afastamento das atletas da prática da modalidade. Para uma maior evolução desta modalidade, penso que seja fundamental a criação de competições para os escalões abaixo do escalão sénior nas associações distritais, pois com a ausência destas competições estamos a “queimar” etapas a muitas jovens atletas integrando-as em equipas séniores, que a meu ver são escalões com uma enorme margem de progressão e de rápida aquisição de conhecimentos. Por vezes esta ausência de competições, leva mesmo ao afastamento da prática da modalidade por parte destas jovens atletas.
Acho que as associações deveriam promover atividades que proporcionem às jovens experiências diferentes e para isso aproveitar a Escola e/ ou o Desporto Escolar. É também necessário que as associações promovam mais cursos de formação das várias categorias (dirigentes, treinadores, departamento médico, etc...) todos os anos, para possam haver pessoas dispostas a ajudar a formar novas equipas e reforçar o apoio às equipas existentes.
Se melhorássemos estes aspetos (apesar de existirem mais alguns que se podiam melhorar) penso que ia ajudar na maior divulgação do futsal feminino, conseguindo captar ainda mais jovens!



ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Xana Gonçalves: Quero desde já agradecer o convite à ARCA – Futsal Feminino e seus colaboradores e também pelo trabalho que tem realizado ao longo da época acompanhando as equipas e proporcionando a divulgação do Futsal Feminino do Distrito de Coimbra.
Por fim, aos seguidores do blog gostaria de pedir que acompanhem mais de perto as equipas de que são apoiantes, vão assistir aos jogos e se cada um de vós levar um amigo, é perfeito! É bom para as atletas em campo, treinadores e todos aqueles que estão envolvidos ter “casa cheia”, pois dignifica e enaltece o trabalho por eles feitos durante a época.






Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra



Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos