Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Entrevista à atleta Xana Gonçalves (CDR Penelense)




DNA
Nome: Paula Alexandra Teixeira Gonçalves (Xana)

Clubes:
- Associação E Espinhal (2008/2009)

- Clube Desportivo e Recreativo Penelense (2010/2014)      

Palmarés:

Futebol 7:

-1º Lugar no Campeonato Nacional Universitário de Futebol 7 pela AAC (2010/2011), o que levou à participação no Campeonato Europeu Universitário realizado na Turquia no qual ficamos classificados em 8º lugar.

Futsal:

- Participação na “ Final Four” da Taça da AFC pelo CDR Penelense na época de 2011/2012
Karaté Shukokai:

- 1º Lugar no I Torneio de Penela de Karaté Shukokai (Dez 2003) - Kumite Equipa Cadetes Femininos

-2º Lugar no campeonato nacional de Karaté Shukokai em Sever do Vouga 2003 – Kumite equipa cadetes femininos

-3º Lugar no campeonato nacional de Karaté Shukokai em Sever do Vouga 2003 – Kumite Individual cadetes femininos

- 1º Lugar no campeonato nacional de Karaté Shukokai na Lousã Abril de 2004 – Kumite individual cadetes femininos

- 1º Lugar no campeonato nacional de Karaté Shukokai na Lousã abril de 2004 – Kumite equipa cadetes femininos



ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Xana Gonçalves: O interesse pelo futsal surgiu com o gosto pelo Desporto em geral, ou seja desde criança. “Jogar à bola” sempre fez parte do meu dia-a-dia, desde as “futeboladas” no intervalo das aulas, aos torneios inter-turmas da escola e também em casa com os amigos que viviam por perto. O gosto por esta modalidade propriamente dito foi-se construindo a partir do momento em que fui convidada para integrar uma equipa aqui no concelho de Penela. Como tinha entrado para faculdade e como estava sem nenhuma atividade física de momento, aceitei o desafio. Posso dizer que esta modalidade me cativou rapidamente, e penso ter tomado uma boa decisão!

ARCA: Que percurso efetuaste no futsal até aos dias de hoje?

Xana Gonçalves: Iniciei o meu percurso no futsal na Associação E Espinhal (2008/2009), que foi a primeira instituição do Concelho de Penela a formar uma equipa feminina. Na época seguinte, devido a vários fatores a Associação não conseguiu dar seguimento a este projeto, no entanto continuámos a treinar regularmente durante toda a época participando apenas em jogos amigáveis.
Felizmente o CDR Penelense decidiu dar continuidade ao projeto da equipa feminina, e na época 2010/2011 inscreveu pela primeira vez a equipa para competir no campeonato distrital da AFC, onde permanece atualmente.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Xana Gonçalves: Pratico esta modalidade há 5 anos.

CDR Penelense 2013/2014

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?

Xana Gonçalves: Durante o Ensino Básico simplesmente participava nos torneios escolares de futsal pois a modalidade federada que praticava era Karaté. Com a passagem para o Ensino Secundário, e consequentemente a falta de compatibilidade de horário para continuar a ir aos treinos deixei o karaté passando a integrar a equipa de voleibol do Desporto Escolar da Escola Secundária D. Duarte (Coimbra), na qual permaneci durante 4 anos consecutivos.
Com a entrada na Universidade e não podendo participar mais no Desporto Escolar, e com a criação da equipa feminina de futsal E. Espinhal surgiu a oportunidade de experimentar a modalidade, mantendo assim a minha condição física.

ARCA: Quais são os teus objetivos nesta modalidade?

Xana Gonçalves: Os meus objetivos passam por aprender e evoluir cada vez mais como atleta e como pessoa. Juntamente com isso, dar sempre o máximo nos treinos e em campo, sempre em prol da equipa para que juntas consigamos crescer como coletivo e assim evoluirmos gradualmente de jogo para jogo, e alcançar sempre os objetivos delineados no início de cada época. Só assim conseguimos dignificar o clube que representamos e agradecer de certa forma a aposta nesta equipa.


CDR Penelense 2013/2014
ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?

Xana Gonçalves: O Campeonato Distrital da AFC tem vindo a evoluir nos últimos anos, e com este aumento do nº de equipas inscritas é necessário que se mantenha esta tendência para que o futsal feminino possa vir a evoluir cada vez mais, e ter a visibilidade que merece.
Apesar de algum desequilíbrio entre as equipas (a vários níveis), a meu ver a tabela classificativa divide-se em dois polos. Quanto a isto, julgo ser fundamental salientar que em cada um deles já existe uma competição mais equilibrada com uma gradual evolução das equipas de jogo para jogo.


ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?

Xana Gonçalves: Considero que são duas iniciativas bastante importantes a vários níveis. O Torneio Inter-Associações é indispensável à formação das atletas permitindo-lhes ter uma experiência competitiva de elevada exigência e de acordo com o seu escalão etário. É também uma oportunidade de dar a conhecer o potencial de muitas atletas do distrito de Coimbra.
 Relativamente ao 1º Campeonato Nacional, a meu ver penso que demorou algum tempo a aparecer. É também uma competição com um elevado nível de exigência, sendo bastante motivador para que as equipas do campeonato distrital possam trabalhar de modo a poder ir mais além. Ou seja, é uma recompensa para as atletas da equipa campeã distrital pelo seu trabalho, esforço e dedicação e também para todos aqueles que estão envolvidos nesse projeto (direção, treinadores, massagistas e até mesmo a família). Neste sentido, devido ao nível exigência penso ser ainda uma oportunidade de as atletas aprenderem e evoluírem mais com cada jogo e com cada situação difícil com que se deparam, ajudando assim a ganhar mais alguma maturidade.

CDR Penelense 2013/2014 Na foto a atleta entrevistada está na fila de baixo , da esquerda para a direita, a  segunda atleta

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Xana Gonçalves: O Futsal Feminino tem vindo a evoluir nos últimos anos, mas penso ainda existir algumas lacunas que podem levar ao afastamento das atletas da prática da modalidade. Para uma maior evolução desta modalidade, penso que seja fundamental a criação de competições para os escalões abaixo do escalão sénior nas associações distritais, pois com a ausência destas competições estamos a “queimar” etapas a muitas jovens atletas integrando-as em equipas séniores, que a meu ver são escalões com uma enorme margem de progressão e de rápida aquisição de conhecimentos. Por vezes esta ausência de competições, leva mesmo ao afastamento da prática da modalidade por parte destas jovens atletas.
Acho que as associações deveriam promover atividades que proporcionem às jovens experiências diferentes e para isso aproveitar a Escola e/ ou o Desporto Escolar. É também necessário que as associações promovam mais cursos de formação das várias categorias (dirigentes, treinadores, departamento médico, etc...) todos os anos, para possam haver pessoas dispostas a ajudar a formar novas equipas e reforçar o apoio às equipas existentes.
Se melhorássemos estes aspetos (apesar de existirem mais alguns que se podiam melhorar) penso que ia ajudar na maior divulgação do futsal feminino, conseguindo captar ainda mais jovens!



ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Xana Gonçalves: Quero desde já agradecer o convite à ARCA – Futsal Feminino e seus colaboradores e também pelo trabalho que tem realizado ao longo da época acompanhando as equipas e proporcionando a divulgação do Futsal Feminino do Distrito de Coimbra.
Por fim, aos seguidores do blog gostaria de pedir que acompanhem mais de perto as equipas de que são apoiantes, vão assistir aos jogos e se cada um de vós levar um amigo, é perfeito! É bom para as atletas em campo, treinadores e todos aqueles que estão envolvidos ter “casa cheia”, pois dignifica e enaltece o trabalho por eles feitos durante a época.






Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra



Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos


Sem comentários: