Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Entrevista à atleta Tânia Luís (CDR Penelense)





DNA

Nome: Tânia Sofia França Luís 

Clubes: Foz de Arouce; Serpinense; Espinhal; Penelense.




ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Tânia Luís: Desde criança sempre gostei de futsal, costumava jogar com os amigos no recinto desportivo onde moro e participava em torneios escolares. A partir do momento em que comecei a competir isso fez aumentar ainda mais o meu gosto pelo futsal.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Tânia Luís: O meu percurso começou no Foz de Arouce, no qual joguei durante uma época. Na época seguinte joguei no Serpinense, onde estive também durante uma época. Joguei ainda uma época na Associação E Espinhal (2008/2009) e na época 2010/2011 comecei a jogar pelo CDR Penelense onde permaneço actualmente.

CDR Penelense 2013/2014


ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Tânia Luís: Pratico esta modalidade à cerca de 7 anos.

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?

Tânia Luís: Sempre gostei de praticar desporto, essencialmente os de caráter colectivo. Sempre fui bastante competitiva e tento sempre dar o meu melhor em prol da equipa e o futsal foi o que me despertou maior interesse.

ARCA: Quais são os teus objectivos nesta modalidade?

Tânia Luís: Os meus objectivos passam por conseguir evoluir época após época, pois como sabemos a experiência vai-se adquirindo e é fundamental para ganharmos maturidade e confiança dentro de campo. Espero manter este espírito competitivo, tentar sempre dar o meu melhor para poder ajudar a equipa a alcançar os objetivos que vão sendo delineados.

É Espinhal 2008/2009 Na foto a atleta entrevistada está na fila de cima , da esquerda para a direita, a  segunda atleta

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?

Tânia Luís: O campeonato tem sem dúvida equipas com muita qualidade, umas mais fortes que outras. No entanto, no meu ponto de vista todas elas desde o primeiro ao último lugar têm o seu ponto sorte, nem que seja pela força e garra de nunca baixarem a cabeça e tentarem sempre fazer melhor. Este é um aspeto bastante importante e quero chamar a atenção para mesmo as equipas com resultados menos bons, não desistirem, para continuarem a trabalhar porque todas têm o seu valor. Falando um pouco mais sobre o campeonato, este tem vindo a evoluir de ano para ano e este ano em particular o campeonato tornou-se mais competitivo devido ao aumento do nº de equipas. Esperemos que este facto se mantenha não só para enriquecer o campeonato mas também para que cada vez mais o futsal ganhe mais importância.

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?

Tânia Luís: No que respeita ao torneio Inter Associações penso que é importante para demonstrar a qualidade existente em cada distrito. É uma forma de o trabalho realizado por cada equipa ser valorizado e reconhecido por outras associações. Relativamente ao 1º Campeonato Nacional penso que é uma mais valia, pois permite uma maior visibilidade do futsal feminino e para além disso possibilita às equipas que estão no campeonato distrital lutarem por mais um objetivo, que é o de poderem ingressar no campeonato nacional.  

CDR Penelense 2013/2014 Na foto a atleta entrevistada está na fila de baixo , da esquerda para a direita, a  primeira atleta

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Tânia Luís: Na minha opinião penso que a nível nacional ainda dão pouca importância ao futsal feminino. Há bastantes equipas com qualidade mas a sua imagem não está tão bem divulgada comparado com o masculino. Poderia haver um maior esforço por parte de todas as associações de futebol e até da própria FPF para melhorar este ponto. A única imagem relevante que o futsal feminino apresenta é a nível de selecção onde conseguimos acompanhar a prestação das nossas colegas, esforçando-se para demonstrar a qualidade existente no nosso país, por que a nível nacional não conseguimos acompanhar praticamente nada, a única possibilidade é através de sites e blogs na internet.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?


Tânia Luís: Quero em primeiro lugar agradecer o convite feito pela ARCA – futsal feminino e felicitá-la pelo trabalho que tem realizado, permitindo aos seus seguidores estarem sempre actualizados, sendo também uma forma de divulgação do Futsal Feminino do Distrito de Coimbra. Gostaria por último de chamar a atenção para todo o trabalho realizado pelos diversos clubes, incluindo jogadoras, treinadores, toda a equipa técnica, bem como directores e apoiantes. Por vezes esquecemo-nos de todo este trabalho que está “por detrás” e que requer bastante esforço e alguns sacrifícios de forma a que as coisas corram sempre da melhor maneira possível. Pedia assim, para os apoiantes das várias equipas saírem de casa e irem apoiar os seus clubes, para aqueles que já o fazem, continuarem, pois é uma forma de dignificar e enaltecer todo o trabalho que vai sendo realizado durante a época. Este apoio é também importante, na medida em que é um reforço para as atletas que estão em campo sentirem-se apoiadas e ainda mais motivadas.   



Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra



Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

Sem comentários: