Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Entrevista à atleta Cátia Berardo (Granja Ulmeiro)





DNA

Nome: Cátia Sofia Berardo Castanheira

Clubes: C.S. Figueiró do Campo, Santa Clara, S. C. Ribeirense e G.D. Ulmeirense

Palmarés: Títulos distritais futsal escolar: Infantis em 2005 e 2006, Iniciados em 2007 e 2008. 2º Lugar no campeonato regional de desporto escolar em 2006.




ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Cátia Berardo: O gosto pelo futsal surgiu por volta dos 8/9 anos quando no concelho de Soure se realizavam torneios de concelhio e aos quais participei, estes torneios mostraram-me a vontade de competição e a paixão pela modalidade.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Cátia Berardo: O meu percurso pelo futsal começou aos 10 anos no Desporto Escolar onde joguei cerca de 7 anos pelo Instituto Pedro Hispano, aos 16 anos surgiu o convite de ingressar numa equipa federada: C.S. Figueiró do Campo nesta equipa joguei 2 épocas, como a equipa acabou fui uma época para o Santa Clara e de seguida fiz duas épocas pelo S.C.Ribeirense, actualmente estou no G.D.Ulmeirense.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Cátia Berardo: Tendo em conta também o Desporto Escolar, pratico esta modalidade há 11 anos.

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?
Cátia Berardo: Não foi uma opção. Penso que aconteceu naturalmente, tendo dois irmãos mais velhos sempre estive envolvida pelo gosto de jogar a “bola” e sem dúvida que ter ido para o Instituto Pedro Hispano foi fulcral nesta escolha, além de já gostar de jogar à bola, esta escola tinha um histórico a nível de futsal feminino muito bom, com professores/treinadores e atletas com um espírito de competição bastante elevado que muito me ensinaram e fizeram com que ganhasse cada vez mais gosto pelo futsal.

Granja Ulmeiro 2013/2014

ARCA: Quais são os teus objectivos nesta modalidade?
Cátia Berardo: Neste momento os meus objectivos a nível individual reflectem-se em mostrar a mim mesma as potencialidades que tenho e usá-las de forma a que a nível colectivo elas ajudem a minha equipa o mais possível. A nível geral o objectivo é continuar a jogar com amor à camisola, respeitando sempre o adversário.

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?
Cátia Berardo: Durante estas 7 épocas que fiz no Campeonato Distriral da AFC posso afirmar que assiste-se ao desenvolvimento do modo de praticar futsal, há no modo de jogar mais firmeza e rigor táctico, contudo para que este campeonato fosse melhor, na minha opinião, deveria haver um escalão feminino antes do escalão sénior.
Esta época as equipas estão bastante mais equilibradas e mostram que o futsal é de facto muito imprevisível.

Granja Ulmeiro 2013/2014 - Na foto a atleta entrevistada está no lado direito do treinador

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Cátia Berardo: O torneio Inter-Asssociações e o Campeonato Nacional são em primeiro lugar um incentivo ao empenho e dedicação das jogadoras, fortalecem os níveis de competição, em segundo lugar erguem o nome do futsal feminino em Portugal, são uma oportunidade de mostrar às pessoas que as mulheres também têm talento e trabalham tanto como os homens pela modalidade, por último são estes passos que não deixam que a “nossa” modalidade acabe.

Granja Ulmeiro 2013/2014 Na foto a atleta entrevistada está na fila de baixo , da esquerda para a direita, a quinta atleta

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Cátia Berardo: Não tenho muito conhecimento sobre outros distritos a nível de futsal mas uma das vantagens do campeonato nacional é também dar a conhecer outras equipas do país e assim é seguro dizer que há equipas que jogam a níveis muitíssimo bons, de uma forma geral penso que há pessoas interessadas em prosseguir no desenvolvimento do futsal feminino e nota-se já algumas mudanças positivas, contudo existem obstáculos sociais e económicos que dificultam.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?
Cátia Berardo: Agradeço a entrevista feita pelo blog ARCA- Futsal Feminino de Coimbra e dou os meus parabéns à pessoa ou pessoas responsáveis pelo blog, pois considero este espaço uma excelente forma de divulgação do futsal no nosso distrito e também um contributo ao futsal feminino. Aos seguidores quero também felicitá-los por seguirem este blog e contribuírem com a sua visita e interesse em quererem manter-se informados acerca do assunto.
Quero desejar a todos bons jogos e nunca deixem de lutar por esta modalidade.

Para acabar um cumprimento especial às minhas colegas de equipa e equipa técnica e um abraço à minha capitã de equipa Inês Vitória, é um orgulho estar com vocês.



Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

Sem comentários: