Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Entrevista à atleta Ana Paula (CF Santa Clara)

Créditos: Ana Jesus Ribeiro

DNA

Nome:

Ana Paula Ferreira

Clubes:

UR Ferreirense (1992/1994);

AAC/OAF (2006/2008);

CCR Bruscos (2008/2010);

CF Santa Clara (2010/2014).

Seleção distrital:

Não.

Palmarés:

No Futsal:

·      3 participações na “Final Four” da Taça da A.F. Coimbra (2007/2010);
·   Vencedora da Taça de Encerramento de Futsal de Séniores Femininos da A.F. Coimbra na época 2012/2013.
Noutras modalidades:
·    Campeã distrital de Andebol de Aveiro nos escalões iniciados e juvenis (89/91) e uma participação na fase nacional de juvenis, pela ADREP, e várias participações na seleção distrital;
·     Campeã distrital de Futebol de 11 de Aveiro e 2 participações na fase nacional (92/94);
·     Uma internacionalização pela seleção nacional sénior de Râguebi.



ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Ana: Penso que surgiu com a ajuda do meu irmão. Quando ainda eramos crianças, jogávamos muitas vezes à bola no pátio lá de casa.
O “bichinho” da bola manteve-se ao longo dos anos com as “futeboladas” nos intervalos das aulas, até que aos 17 anos pratiquei futebol de 11 a nível federado. Por razões pessoais, abandonei a modalidade ao fim de duas épocas.
 O Futsal surgiu numa idade mais avançada mas cativou-me ainda mais que o Futebol pelo maior número de intervenções sobre a bola e a rápida alternância das fases de jogo.

ARCA: Que percurso efetuaste no futsal até aos dias de hoje?
Ana: É um percurso banal… de entrega ao jogo, ao Fair Play e à equipa.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Ana: Pratico esta modalidade há 7 anos.

ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?
Ana: Não tenho.


CF Santa Clara 2012/2013

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?
Ana: Sempre gostei de desporto e, em especial, de jogar à bola. A oportunidade de praticar Futsal deu-se só por volta dos 30 anos, numa fase em que procurei retomar a prática desportiva. Foi uma questão de oportunidade! Uma nova colega de trabalho era praticante da modalidade e como ainda tinha o “bichinho” da bola, procurei integrar os treinos da sua equipa.

ARCA: Quais são os teus objetivos nesta modalidade?
Ana: Gostaria de evoluir ainda mais pois gosto de desafios. Pretendo ajudar a minha equipa a realizar uma época mais conseguida, esteja dentro ou fora de campo.


CF Santa Clara 2012/2013

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?
Ana: O campeonato distrital tem equipas muito desiguais quer ao nível físico como técnico-tático, e isso traz desvantagens para todas as equipas. As mais fracas desanimam com as goleadas e as mais fortes não sentem a pressão/ritmo de um campeonato competitivo.
Nesta época, o número de equipas cresceu e é deveras importante manter essa tendência para que o futsal feminino consiga evoluir a nível distrital.

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Ana: O Torneio Inter-Associações é importante para a formação das atletas, para lhes dar uma experiência competitiva de elevado valor, e de acordo com o seu escalão etário.
O Campeonato Nacional só peca por ter demorado tanto tempo a existir. Confesso que o formato competitivo não é do meu agrado mas isso é o menos importante!


CF Santa Clara 2013/2014


ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Ana: Considero que ainda não existe um projeto nacional orientador e consistente que fomente a prática de Futsal feminino.
É de extrema importância para a evolução da modalidade, a existência de quadros competitivos para os escalões de juvenis e juniores nas várias associações distritais. Andamos a queimar etapas a muitas jovens e a afastar algumas delas da prática da modalidade ao integrá-las em equipas seniores. As associações podem seguir o exemplo das Associações de Aveiro e Porto que, conjuntamente, formaram um Campeonato de Juniores.
Por outro lado, se tivermos mais cursos de treinadores, de delegados, de dirigentes, de árbitros, de massagistas, etc., teremos mais pessoas prontas para formar e orientar novas equipas. Com cursos a serem ministrados a centenas de quilómetros de casa e em horário pós-laboral, tudo fica mais difícil… Por isso penso que as Associações têm de promover cursos anualmente.
Para além disso, as associações distritais têm de ser pró-ativas e realizar atividades promotoras da modalidade junto da juventude, em parceria com as escolas e/ou Desporto Escolar.
A Federação Portuguesa de Futebol pode melhorar os apoios às equipas, e realizar uma maior divulgação da modalidade no feminino, com a emissão de jogos na TV e publicação de notícias na imprensa. Isso ajudaria à captação de mais jovens e poderia aumentar o nº de patrocinadores.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?
Ana: Primeiro gostaria de agradecer a todos os contribuidores e colaboradores do blog pela divulgação que dão ao Futsal Feminino. Aos seguidores do blog, quero pedir para que acompanhem as equipas mais de perto, vão ver os jogos e levem um amigo.
Uma bancada cheia dignifica e exalta as atletas em campo, o trabalho dos treinadores e demais intervenientes desportivos.
Bem-haja



Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos





Sem comentários: