Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Entrevista à atleta Constança Marques (Tabuense)


Na foto a atleta entrevistada é o número 7 


DNA

Nome: Constança Messias Marques

Clubes: A. D. Lagares da Beira; F.C. Oliveira do Hospital; CRC Quinta dos Lombos; GD Tabuense.

Selecção distrital: Sim.

Palmarés:
-          Vice-campeã nacional Inter- Associações de sub-19 pela Associação de Futebol de Coimbra (2009-2010)
-          Campeã de futsal da 2ª Divisão de Lisboa pelo Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos (2010-2011)
-          Finalista da taça da AF Lisboa pelo Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos (2011-2012)
-          Vice Campeã de futsal da 2ª Divisão de Lisboa pelo Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos (2011- 2012)
-          Campeã de futsal da 2ª Divisão de Lisboa pelo Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos (2012-2013)
-          Campeã nos campeonatos universitários de Lisboa pela FMH (2010-2011)

-          Campeã nos campeonatos universitários de Lisboa pela FMH (2012-2013)



ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Constança Messias: Desde criança. Na escola passava os intervalos a jogar à bola e integrava a equipa de desporto escolar. Mais tarde, quando tinha 15 anos, tive a sorte de formarem uma equipa de futsal na minha terra (Lagares da Beira) e o gosto foi crescendo.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?

Constança Messias: Como já referi anteriormente, comecei a jogar à bola na escola. Com 15 anos de idade integrei a equipa da Associação Desportiva de Lagares da Beira onde permaneci durante duas épocas. Quando esta equipa acabou, formaram equipa de futsal feminino em Oliveira do Hospital onde estive dois anos. No ano seguinte entrei para a Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa e fui jogar para um clube que aposta muito na formação de novas jogadoras (com escalões de juvenis e juniores) e realmente importante na minha evolução enquanto jogadora, o CRC Quinta dos Lombos. Na presente época represento o GD Tabuense (que formou equipa pela primeira vez este ano) equipa que se encontra num processo de evolução... Espero, realmente, que o clube mantenha esta aposta no futsal feminino, não só no escalão sénior, mas também em escalões de formação.

Quinta dos Lombos 210-2013 - Na foto a atleta entrevistada é a que está a saltar

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?

Constança Messias: Futsal federado há sete anos.

ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?

Constança Messias: Foi uma experiência curta. Em 2009, quando representava o FCOH, tive a sorte de ser chamada pelo treinador João Filipe para os treinos da seleção distrital de Coimbra (sub-19) e depois, de integrar um grupo com muita qualidade, na fase final do torneio de inter-associações, onde fomos vice-campeãs nacionais.


AEFMH 2010-2013 -  Na foto a atleta entrevistada está na fila de cima é a 4ª da direita para a esquerda

ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?

Constança Messias: Desde muito cedo sempre adorei desporto e sempre pratiquei inúmeros desportos. Fui federada em ténis alguns anos, treinava em Coimbra, onde fomos vice campeãs nacionais por equipas, e depois quando surgiu a equipa de Lagares, cheguei a praticar ténis e futsal ao mesmo tempo. Mas depois tive mesmo de optar por um desporto, e escolhi o futsal.

ARCA: Quais são os teus objectivos nesta modalidade?

Constança Messias:
Para além de manter a forma física, os objetivos são sempre os mesmos: evoluir e ajudar a minha equipa a alcançar os melhores resultados possíveis.

Oliveira Hospital - Na foto a atleta entrevistada está na fila de baixo é a 4ª a contar da esquerda para a direita

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?

Constança Messias: Sou um pouco suspeita para responder a esta pergunta. Depois de participar três anos consecutivos no campeonato de Lisboa, onde residem algumas das equipas mais importantes a nível nacional, penso que o campeonato e equipas de Coimbra têm muito para evoluir. E esta evolução passa pela presença de mais equipas, e, essencialmente, pela formação.

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter- Associações e o 1º Campeonato Nacional?

Constança Messias: Relativamente ao primeiro, penso que é um fator de motivação extra para todas as jogadoras que são chamadas às respetivas seleções, e claro, uma forma de evolução das mesmas, devido ao nível de jogo ser mais elevado, quando se defrontam as melhores jogadoras de cada seleção distrital. Para as que não são chamadas, penso que é também um fator motivacional, visto que, têm um objetivo extra para continuar a melhorar em cada treino/jogo. Relativamente ao campeonato Nacional é realmente um passo muito importante para a evolução e visibilidade do Futsal Feminino em Portugal.


Tabuense 2013/2014 - Na foto a atleta entrevistada está na fila de cima é a 5ª a contar da esquerda para a direita


ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?

Constança Messias: Nos últimos anos tenho visto uma evolução considerável em Portugal devido a vários fatores: o ressurgimento da seleção Nacional feminina,  o aparecimento do campeonato Nacional e a aposta de cada vez mais clubes no futsal feminino a nível regional. No entanto, ainda vivemos num país onde o futsal feminino não é devidamente apoiado, um exemplo disso foi a pouquíssima enfâse que foi dada à participação da nossa seleção Nacional Feminina no Mundial 2013 em Espanha, onde conseguimos um notável 4º lugar e no ano anterior onde conseguimos ser vice campeãs do mundo (a jogar em casa), brilhantemente.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?


Constança Messias: Primeiramente, gostaria de agradecer ao ARCA por esta iniciativa e por promover o futsal feminino. Em segundo lugar gostaria que todos olhassem para o futsal feminino com grande respeito, pois temos grandes talentos que merecem ser apoiados. Isto com o objetivo de um dia, o futsal feminino deixe de ser descriminado e passe a ser profissionalizado tal como acontece com futsal masculino. Obrigada.




Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos



Sem comentários: