Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Entrevista à atleta Rita Almeida (Académica/SF)





DNA

Nome: Rita Nazaré Inez Almeida

Clubes:

Núcleo sportinguista de Rio Maior- FootEscola (98-2003) - Futebol 7 Misto

Alcobertas Futebol clube (2003-2007) - Futsal

 Paços Negros (2008/2009;2009/2010) - Futsal

Vitória Clube de Santarém (2010/2011) – Futsal

AEFMH-Associação Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (2009-2013)

União Sociedade 1º de Dezembro (2011/2012) - Futebol 11

Académica de Coimbra (2013/2014) - Futsal

Selecção distrital:

Futebol 7 Distrito de Santarém (dos 13 -17 anos)

Futsal – Distrito de Santarém (aos 17 e 18 anos)

Palmarés:

Vencedora do Campeonato da 2ºdivisao de Santarém, pelo clube Paços Negros; Época de 2008/2009;

Campeã Nacional de Futebol 11, pelo Clube União Sociedade 1º de Dezembro, Época de 2011/2012.

Campeã da Taça de Portugal, pelo Clube União Sociedade 1º de Dezembro, Época de 2011/2012.


Campeã do Campeonato ADELS (Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa), pela AEFMH, nas épocas de 2009/2010;2010/2011, 201272013.


ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje e o que te levou a escolher esta modalidade?
Rita Almeida: O meu percurso começou muito nova com o futebol 7, e quando a atingi a idade limite para jogar aos 13 anos tive de sair do Núcleo Sportinguista de Rio Maior e ir à procura de uma nova equipa para poder continuar a jogar. Na minha cidade o que tinha mais próximo era uma equipa de Futsal feminino Sénior, que disputava o campeonato distrital zona norte de Santarém, o Alcobertas futebol clube. Nessa altura o futsal para mim e o desporto era o meio de poder fazer algo que gostava ao mesmo tempo que convivia com um grupo de colegas, todas, elas mais velhas e tinha oportunidade de quinze em quinze dias poder conhecer novos sítios. Com a mudança de escola secundária e o término do antigo clube, comecei a jogar no clube Paços Negros, duas épocas sendo que com a entrada para a faculdade a segunda época não estive tão presente. No segundo ano de Faculdade entrei para o Vitoria Clube de Santarém, clube pelo qual só fiz uma época pois estando a estudar em Lisboa só conseguia treinar à sexta, e na altura não me fazia sentido jogar mais uma época sem conseguir evoluir na minha condição física. Por esse motivo procurei um clube em Lisboa, e foi para ao 1º de Dezembro, quase por brincadeira, pois apenas conhecia a treinador da equipa sub-19, acabei por ficar no plantel e foi o ano duro em termos físicos, tanto pelo ritmo exigido, como em termos psicológicos na integração do plantel, não abandonei a equipa porque assumi interiormente um compromisso e o desafio de pertencer à equipa no seu colectivo e na ajuda pela união do mesmo. O objectivo foi conseguido e foi um ano muito importante, tanto de aprendizagem futebolística e das dinâmicas que abordam tudo o que não é visível no futebol (a auto-estima, a entreajuda, o espirito, a liderança, os papeis sociais nas equipas). No meu último ano a estudar em Lisboa continuei apenas na equipa de Faculdade de forma a poder realizar algo de que tanto gostava, jogar.
Neste presente ano integrei o plantei, da equipa da Académica de Coimbra, um pouco ao acaso, pois uma vez que a minha vida profissional se mudou para cá, e poucas pessoas conhecia em Coimbra procurei uma equipa onde me pudesse fazer algo que gostava, conhecesse mais pessoas e acima de tudo onde me pudesse divertir, mas com o objectivo apenas de treinar. O convite surgiu para fazer parte da equipa num nível competitivo e não pode deixar de aceitar uma vez que esta é uma das minhas paixões.


ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Rita Almeida: O gosto pelo futsal foi se construindo, gosto muito de jogar Futebol 7, mais uma vez que não foi possível, o futsal foi ganhando espaço, foi aprendendo algum conhecimento teórico, pela facto de ter a sorte de contactar com diversos treinadores e sistema tácticos diferentes e foi me apaixonando pelo o que o trabalho sistemático poderia ajudar a equipa, e como o facto de jogar, torcer e ser um grupo/ uma equipa conseguia obter resultados inesperados fase às individualidades.   

1º Dezembro- Taça de Portugal -> 2011/2012


 ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Rita Almeida: Á cerca de 9 anos.
ARCA: Que experiência tens a nível de selecção distrital?
Rita Almeida: Como já referi anteriormente comecei por ir à Selecção Distrital de Futebol 7, com 13 anos e acompanhei a selecção até aos 17 anos idade, penso que é uma competição muito importante pois numa altura de vida em que se vive a olhar para o umbigo (na adolescência) esta foi a primeira experiencia de vestir a camisola pelo um distrito, com um conjunto de jogadoras quase todas elas rivais no campeonato em que jogava. É uma experiencia que permite o contacto com outra culturas/ formas de ver o Futebol, nos outros distritos e conviver essencialmente durante uma semana.
Na selecção distrital de Futsal os objectivos, já eram um pouco diferentes, as idades também mais adultas, mas mais do que todas as oportunidades que tive para fazer algo de que gosto muito e representar o meu distrito, ficam os momentos de convivência dentro da selecção e entre selecções.

Paço dos Negros 2008/2009

ARCA: Quais são os teus objectivos nesta modalidade?
Rita Almeida: Aprender a cada dia que passa nas duas perspectivas como pessoa, e como jogadora. Sempre que tenha oportunidade procurar ajudar as minhas colegas de equipa, dentro de campo a dar o melhor de mim e partilhar saberes, saber ouvir e saber explicar/ajudar.
ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?
Rita Almeida: É para mim um campeonato novo e interessante, como não conheço jogadoras e equipas, encaro cada jogo, cada jogadora com respeito. É um Campeonato interessante e penso que de alguma forma equilibrada em dois polos como se começa a verificar na tabela classificativa.

Selecção Distrital de Santarém de Futsal: - Convívio com as selecções de Braga e Aveiro - 2008 

ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Rita Almeida: Não é algo que tenha acompanhado muito de perto, mas como já referi anteriormente os torneiros de associações são muito importantes para ajudar a formar jogadores tanto num plano competitivo, como num plano relacional. No que diz respeito ao 1º campeonato Nacional, veio permitir equilibrar os níveis das competições, o que por si só, melhorará a competição e a emoção dos jogos. Para as jogadoras e equipas, é criada uma oportunidade para evoluir uma vez que o limiar de exigências é bastante e  torna-se mais consistente pelo equilíbrio das equipas no campeonato.

Selecção Distrital Santarém Fut7 - 2005

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Rita Almeida: É uma modalidade que se encontra a crescer, à medida que vão mudando as mentalidades na nossa sociedade, o que me traz bastante felicidade, ao ver cada vez mais mulheres, e cada vez mais novas, a jogar, pois no meu tempo, quando iniciei a minha “carreira desportiva” não foi fácil essa aceitação.
Penso que ainda existem algumas lacunas, no que diz respeito ao conhecimento e ensino táctico e dos modelos de jogo, mas também estamos numa fase de transição onde já existem algum investimento por parte dos treinadores na sua formação.  
ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?
Rita Almeida: Queria em primeiro lugar agradecer o convite, e agradecer à ARCA pelo investimento nesta área e pelo trabalho que tem realizado, proporcionando a partilha de experiencia e divulgação do campeonato. Quanto aos seguidores do blog, e amantes desta modalidade faço o convite, para virem assistir aos jogos do clube por quem torcem e faço aqui o apelo também pela minha equipa a Académica de Coimbra, uma vez que vocês também são peças fulcrais, e em muito contribuem para o espectáculo do Futsal. 










Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos
































Sem comentários: