Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Entrevista à atleta Mónica Marques (Conimbricense)




DNA

Nome: Mónica Patrícia Cardoso Marques

Clubes: Grupo Juvenil São Tomé (2000-2001/ 2001-2002/2002-2003), Grupo Recreativo Vilaverdense (2003-2004), Sport Clube Conimbricense (2011-2012/2012-2013/2013-2014)


Palmarés: Grupo Juvenil São Tomé - Taça Encerramento 2000-2001



ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?
Mónica Marques: Sempre fui um bocadinho Maria Rapaz e sempre gostei muito de desporto, provavelmente por influência dos meus primos. Primeiro foi o basquetebol ao nível do desporto escolar durante o ciclo, depois ao mudar de escola abandonei o basquetebol e decidi ir jogar futsal. Na base desta decisão estava a proximidade do clube Grupo Juvenil São Tomé da aldeia onde vivia, para muitos este nome pode não dizer nada, mas quem anda no futsal à muito tempo conhece o clube, infelizmente já não está no activo nesta modalidade.
Quando vim estudar para Coimbra abandonei a modalidade, mas o bichinho do futsal ficou, até que em 2011 decidi voltar a praticar esta modalidade apaixonante.

ARCA: Que percurso efectuas-te no futsal até aos dias de hoje?
Mónica Marques: Como já referi comecei a dar os primeiros passos no mundo do futsal no Grupo Juvenil São Tomé ainda em adolescente, depois passei pelo Grupo Recreativo Vilaverdense. 
Actualmente encontro-me no Sport Clube Conimbricense, um projecto onde estão envolvidas pessoas fantásticas e com muita vontade de crescer.

ARCA: Há quantos anos praticas esta modalidade?
Mónica Marques: Numa primeira fase estive no futsal federado durante 4 anos. Após um período de interregno voltei ao futsal a cerca de 3 anos.

Conimbricense 2013/2014


ARCA: O que te levou a escolher esta modalidade?
Primeiro foi por ser a única oferta desportiva que existia na aldeia onde vivia, posteriormente foi o gosto pela modalidade e o desafio de abraçar este projecto.

ARCA: Quais são os teus objectivos nesta modalidade?
Mónica Marques: Evoluir enquanto atleta e consequentemente crescer enquanto pessoa, trabalhando sempre para poder ajudar as minhas companheiras e a equipa a crescer atingindo assim, os objectivos desejados, quer esteja dentro ou fora de campo.

ARCA: Qual a tua opinião sobre o Campeonato Distrital da AFC?
Mónica Marques: As coisas mudaram muito nos últimos anos, neste momento temos um campeonato onde em quase todas as jornadas existem surpresas, tirando algumas equipas que se destacam, tais como o Santa Clara ou um Serpins, nenhum resultado é certo. 
Estamos perante um campeonato com excelentes atletas e onde vão surgindo novos talentos.

Conimbricense 2013/2014


ARCA: O que tens a dizer sobre a realização do Torneio Inter-Associações e o 1º Campeonato Nacional?
Mónica Marques: O torneio Inter-Asssociações e o Campeonato Nacional permite ver o que de melhor existe ao nível nacional, levando ao crescimento das atletas e das próprias equipas, sendo este tipo de iniciativas uma mais valia neste mundo, elevando assim os níveis competitivos e dando a conhecer cada vez mais a modalidade.

ARCA: Como vês o futsal feminino em Portugal?
Mónica Marques: Nos últimos anos tem existido uma aposta muito grande na modalidade, quer ao nível feminino quer ao nível masculino, mas todos temos a noção que o investimento no futsal tem que continuar a crescer. Tem que existir investimento nos escalões de formação. Falta oferta ao nível do futsal para os mais novos, temos que inverter esta situação, mesmo assim, temos excelentes atletas femininas ao nível distrital e nacional, atletas que têm dado um excelente contributo para a imagem que o país vai construindo sobre a modalidade.

ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?
Mónica Marques: Em primeiro lugar quero felicitar o blog e quem está por detrás dele pelo excelente trabalho que tem feito e pelo contributo que tem dado na divulgação do futsal feminino quer ao nível distrital quer ao nível nacional.
Continuem a acreditar e a vibrar com o futsal, não permitam que as barreiras que encontram no caminho sejam um motivo para deixarem de viver a paixão por esta modalidade.









Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra

Entrevista efetuada pela colaboradora Ana Rita Santos

Sem comentários: