Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

Campeonato Distrital Divisão Honra 2017/2018

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Entrevista à atleta Sofia Regadas (ACRD Louriçal)







ADN

Nome: Ana Sofia Caceiro Regadas

Clubes: S. Tomé (2006-2011); Tocha (2011/2012); Louriçal (2012/2013)

Palmarés:

Futsal Federado
Vencedora da Taça AFC pelo S. Tomé, 2007
Finalista da Taça AFC pelo S. Tomé, 2008
Vencedora da Taça AFC pelo S. Tomé, 2009
Finalista da Super-Taça AFC pelo S. Tomé, 2010
Vice Campeã distrital de Leiria, pela ACRD Louriçal, 2013

Torneios Inter-Associações
Torneio Protocolar Inter-Associações Sub/19, pela AFCoimbra, 2008
Torneio Inter-Associações Sub/19, pela AFCoimbra, 2008
Torneio Protocolar Inter-Associações Sub/19, 1.º lugar pela AFCoimbra, 2009
Torneio Inter-Associações Sub/19, 2.º lugar pela AFCoimbra, 2009
Torneio Inter-Associações Futsal Feminino Sénior, 4.º lugar pela AFLeiria, 2012

Futsal Universitário pela AAC
Campeã Nacional Universitária1, 2012
Medalha de Prata no Europeu em Córdoba, 2012
Melhor Equipa Feminina Gala FADU 2012


Hoje teremos uma entrevista especial com uma ex atleta do nosso distrito, a atleta a ser entrevistada chama-se Sofia Regadas e a última equipa que representou foi o AJED Tocha.



ARCA: Como surgiu o gosto pelo futsal?

Sofia Regadas:  Desde cedo comecei a jogar a bola com a minha irmã, os meus primos e amigos da escola. Toda a gente sabia que eu era “maria rapaz” e todos os professores de educação física que tive reconheciam que tinha jeito e sempre me aconselharam a entrar numa equipa. Na altura existiam muito poucas equipas de futebol feminino, e as que existiam, eu desconhecia. Portanto, a minha entrada para o futsal aconteceu mais tarde do que desejei mas felizmente entrei para uma equipa de futsal e não de futebol.
Para mim há uma diferença evidente entre o futsal e o futebol e sinto que fiz a escolha certa. Faço aquilo que mais gosto.


ARCA: Que percurso efectuaste no futsal até aos dias de hoje?

Sofia Regadas:  Comecei na equipa do São Tomé com 14 anos, onde estive quatro épocas. Equipa que me formou e onde conquistei alguns títulos. Entretanto o São Tomé terminou e tive que fazer uma escolha. Apesar da possibilidade de na altura ter integrado outros grupos, acabei por escolher o Tocha onde completei a época. Actualmente, estou no distrito de Leiria a representar o Louriçal.




ARCA: Como foi essa transição para o campeonato de Leiria e que razões te levaram a aceitar o convite do Louriçal?

Sofia Regadas:  A mudança nunca é fácil nem feita de ânimo leve, mas anteriormente já tinha ponderado em experimentar outros campeonatos, tanto pelo enriquecimento como pela razão de o campeonato de Coimbra estar cada vez mais a perder competitividade e haver uma grande concentração de jogadoras de qualidade principalmente em duas equipas. Pela saída do Vilaverdense que, até à altura, era a campeã em título bem como pela especulação de saída de jogadoras fundamentais neste mesmo campeonato, acabou por influenciar a minha decisão.
A proposta do Louriçal surgiu pela minha ligação à AAC e foi o Pedro Silva, treinador tanto de uma equipa como de outra, que me apresentou a proposta mais aliciante e que requeria que eu “estivesse um passo à frente”. Esta assentou em três aspectos importantes: jogar numa divisão diferente, mais competitiva e com uma visão posta no futuro. Mas também pesou o facto de já conhecer algumas colegas que jogavam ao mesmo tempo pela AAC. Não obstante, todas as restantes atletas me receberam de braços abertos e depressa nos tornámos num grande grupo.   


ARCA: Que diferenças encontras na AF Coimbra e na AF Leiria?

Sofia Regadas:  A competitividade é sem dúvida aquilo que mais senti no Campeonato de Leiria, em que cada jornada o resultado importava. Cada jogo conta e não há espaço para descanso. Todos os pontos que conquistámos ao longo do campeonato foram realmente importantes para atingir o objectivo final, e jogos teoricamente mais fáceis nem sempre o foram, enquanto que noutros fizemos com que parecesse fácil.
Mesmo assim tentei informar-me sobre as novidades da A.F. Coimbra, agora com o Ourentã a receber créditos dos esforços e evolução que fez nos últimos anos, recompensa esta bem entregue na minha opinião. E com enfoque especial na dúvida se seguia o Serpins ou o Vilarinho, que foi uma óptima notícia saber que pelo menos houve competitividade nesse sentido.


ARCA: Agora com o regresso da selecção distrital e o surgimento do campeonato nacional, o que tens a dizer sobre isto?

Sofia Regadas:  A notícia da Selecção Distrital Sénior foi algo que era bastante importante e que veio combater uma falha gravíssima. Muitas jogadoras cheias de qualidade estavam impossibilitadas de mostrar o seu valor. São iniciativas como estas que fazem “agarrar” jogadoras porque criam mais objetivos e permitem a evolução do futsal.
Por um lado, fiquei muito feliz por poder representar a A. F. Leiria nesta competição, mas não escondo o desânimo da A. F. Coimbra não ter passado à fase final, sobretudo pela qualidade das jogadoras que tem.
Já em relação ao Campeonato Nacional, foi o culminar de uma década de evolução gigantesca do futsal a nível nacional. Chegámos a um ponto em que, não haver Campeonato Nacional era um crime. Existem já tantas equipas de qualidade que está na altura de mostrarem o seu valor e sobretudo de haver a oportunidade de vermos numa só competição o que de melhor existe em Portugal.





ARCA: Qual a sensação de participar na Taça Nacional e a probabilidade de para o ano estar a disputar o Campeonato Nacional?

Sofia Regadas:  É incrível porque esta é a primeira vez que vou disputar a Taça Nacional e tenho a oportunidade de fazer parte do primeiro Campeonato Nacional de Futsal Feminino. Ainda não tenho bem noção mas aos poucos vamos caindo em nós e percebendo que é de facto um grande orgulho.


ARCA: Qual é a sensação de defrontar uma equipa da A. F. Coimbra, associação que representaste desde sempre?

Sofia Regadas:  Só me faz querer treinar mais para evoluir mais. O Ourentã este ano está muito forte e ambas as equipas são novas nestas andanças, logo há uma certa pressão de querer fazer boa figura. Cada equipa quer seguir em frente com mais três pontos o que irá proporcionar um bom jogo de futsal, com grande competitividade. Apesar do jogo se disputar entre o 2º lugar da A.F.L. e o 1º lugar da A.F.C., na minha opinião as equipas estão ao mesmo nível e são dignas de seguir em frente na competição.    


ARCA: Por fim gostarias de deixar algumas palavras aos seguidores do blog ARCA – Futsal Feminino em Coimbra?

Sofia Regadas: Aos seguidores deste blog, e em especial àqueles que acabaram por ler a entrevista toda, quero dizer a todos que o Futsal Feminino de Coimbra somos todos nós. Para vencer é preciso cair muitas vezes mas a determinação, o querer e um bom grupo são a base do que posteriormente virá por acréscimo. O fundamental é Trabalhar com Paixão.
Por fim, queria agradecer ao Blog ARCA por ter surgido com esta ideia de confrontar alguém que participou nos dois distritos e de mostrar esse ponto de vista. Continuem a evoluir e a divulgar o futsal feminino, principalmente o de Coimbra. 





Em nome do Blog ARCA - FUTSAL FEMININO EM COIMBRA queremos agradecer-lhe por se ter encontrado disponível para dar o seu contributo em prol do Futsal Feminino, em particular ao praticado no Distrito de Coimbra


Entrevista efectuada pela colaboradora Ana Rita Santos










5 comentários:

Azevedo disse...

Coimbra realmente tem ou teve um campeonato pouco competitivo,digamos que algumas das melhores atletas estavam concentradas nesta ou naquela equipa mas tenho a certeza que se todas as atletas pensassem assim em trocar de campeonato então ai e que Coimbra ia deixar ter competitividade...Leiria e Aveiro realmente tem um campeonato muito mais competitivo mas também não me lembro de ver sair dai atletas para outros campeonatos...Ao contrario temos vários exemplos de atletas de coimbra a sair para outras cidades.Coimbra tem muita qualidade,quer a nível de atletas quer também ao nível de treinadores que cada vez mais apostam na formação.
Sofia esta e a minha opinião e vale o que vale.Apesar de não concordar contigo desejo te todo o sucesso desportivo...
Susana Azevedo

Anónimo disse...

Tenho grande admiração pela Sofia, pela jogadora que é e por aquilo que ao longo dos anos evoluiu. Os meus parabéns e felicidades para ela.
A minha crítica aqui vai para as administradoras do blog que tanto querem fazer, que acabam por fazer "asneira". Pessoalmente acho quase vergonhoso, um blog que dinamiza o futsal feminino em Coimbra ir entrevistar uma jogadora, que apesar de já ter jogado no distrito, não joga mais. Com a agravante dessa mesma jogadora ir defrontar uma equipa do nosso distrito este fim-de-semana, o que é ainda mais triste. Julgo que o mais importante nesta fase é apoiar as equipas que estão a representar o nosso distrito na Taça Nacional, e não destacar jogadoras adversárias que não jogam no Distrito.
Fica aqui a dica. Há momentos certos para se fazerem as coisas, e este, não foi um deles!

Ana Rita disse...

Para sua informação isto sim foi o momento certo.
Eu fiz esta entrevista porque achei o facto curioso de ela ir defrontar o distrito onde estuda e reside.
O meu objectivo com esta entrevista foi somente convidar uma ex jogadora do nosso distrito dar a sua opinião nas questões que lhe coloquei.

Anónimo disse...

Precisamente por ir defrontar uma equipa do nosso distrito este fim de semana é que não foi o momento certo. Até acho muito bem este tipo de iniciativas, isto se o fizessem noutra altura. Não cometendo o erro de dar destaque a uma atleta adversária nas vésperas de um jogo contra uma equipa que nos está a representar a todos.
Claro que as decisões são vossas tal como o blog e fazem o que entendem, mas foi uma decisão pouco feliz, que não só põe em causa o vosso sentido de oportunidade bem como a seriedade.
Foi uma crítica totalmente construtiva da minha parte, no sentido de vos alertar para pequenos aspectos que ainda vos falham. Mas com o tempo espero que os atinjam, até porque têm vindo a fazer um bom trabalho e seria de lamentar ver mais situações como estas.
Saudações

Ariana disse...

Caro anonimo, agradecemos o facto de ter partilhado connosco a sua critica construtiva e desde já queremos referir que estamos receptíveis a criticas, elogios... pois só assim poderemos melhorar a maneira como divulgamos o Futsal Feminino de Coimbra.
Independentemente dos motivos que nos levaram a efetuar esta entrevista, iremos continuar a realizar o trabalho que temos vindo a fazer com a ajuda de todos, tendo um só objectivo " Todos juntos divulgarmos mais e melhor o Futsal Feminino praticado em Coimbra ! ". Com os melhores cumprimentos.